Estudar em Portugal

Você quer estudar em Portugal?

Eu vim cursar um mestrado em Lisboa. Se você pretende cursar uma graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal, precisa saber algumas coisas antes. Se preferir pode ler todas as informações e dicas que coloquei nessa postagem e também ler as informações publicadas pela  central de apoio ao imigrante em Portugal.


Como faço para ingressar no Ensino Superior?
Este tópico refere-se a candidatura a licenciatura/graduação. As primeiras fases dessa candidatura começam de julho.

- Universidade Pública
Para tal deverá prestar o concurso nacional ou concurso local, de acordo com o curso escolhido.

- Universidade Privada
Deverá prestar o concurso institucional, de acordo com cada Universidade.

Obs: Existem casos especiais, portanto veja este diagrama que exemplifica o processo.

Dica para brasileiros: Se quer ingressar de uma maneira prática e rápida no ensino superior de Portugal, matricule-se numa Universidade Privada no Brasil e solicite a transferência de matrícula junto a uma Universidade Privada em Portugal, que apenas lhe solicitará documentos comprovatórios do seu ingresso e matricula nessa Universidade no Brasil.

Como faço para ingressar nos cursos de Pós-Graduação?
Normalmente, não é exigido exame para a candidatura aos cursos de pós, mestrado ou doutorado. O que acontece é a solicitação de vários documentos comprovatórios do seu currículo e avaliação escolar anterior, para a análise pela banca. Isso dependerá dos critérios de candidatura de cada curso e Universidade. As fases de candidatura começam a partir de maio.

Posso transferir meu curso para Portugal?
Sim, pode. De acordo com as regras de cada Universidade. Acesse estas informações  da Direção Geral do Ensino Superior e entenda mais a respeito.

Saiba também que para Universidade Privada normalmente é mais fácil a solicitação de transferência de matrícula. Atente-se que há Universidades no Brasil e outros países que têm acordos com Universidades Públicas e Privadas em Portugal, o que favorece o seu intercâmbio para Portugal, apenas durante um período específico de 6 meses ou 1 ano.

Observação valiosa!!!
Depois que você ingressar no Ensino Superior ou Pós-Graduação em Portugal (ou outro país da Europa) saiba que existe o Programa Erasmus que é a sua chance para cursar por 6 meses ou 1 ano do seu curso em outro país da Europa.

Qual universidade escolher?
Você escolherá a universidade de acordo com o curso que quer fazer.

Por exemplo, se o seu curso for na área do direito, as principais universidades são Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa. Se o seu curso for na área do turismo, a principal universidade é Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Se o seu curso for na área de Gestão e Economia, busque a Universidade Nova de Lisboa.

O que quero lhe dizer é que você precisa pesquisar muito bem antes, para saber escolher a melhor Universidade pra você. Então, saiba que as principais universidades são:

Lisboa
Universidade de Lisboa
Universidade Católica Portuguesa (Tem também no Porto e em Braga)
Instituto Universitário de Lisboa
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Fica no Estoril)
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território

Évora
Universidade de Évora

Coimbra
Universidade de Coimbra

Porto
Universidade do Porto

Obs: Por eu ter morado em Lisboa, conheço mais as universidades que estão em Lisboa.

Você também deve saber que dentro de cada Universidade há as faculdades. Por isso, tem que pesquisar pra saber em qual faculdade o seu curso está inserido. Por exemplo, o mestrado em Turismo e Comunicação da Universidade de Lisboa está inserido na Faculdade de Letras.

Outra coisa que você tem que saber é que nessas Universidades na Europa há a seguinte divisão:
1º ciclo (licenciatura/graduação)
2º ciclo (pós-graduação, mestrado e doutorado)
Obs: É comum os alunos portugueses optarem pelos cursos de licenciatura com mestrado integrado. Como os cursos de engenharia que são de cinco anos e o aluno é obrigado a fazer a tese de mestrado, no período final do curso. Entretanto, há cursos que tem a opção de não ter o mestrado integrado.

Quase ia me esquecendo de lhe informar. Saiba que a época de candidaturas para a pós-graduação, mestrado e doutorado é a partir de maio. Isso porque na Europa o ano letivo é dividido em dois períodos: setembro a fevereiro (1º semestre do ano letivo) e março a julho (2º semestre do ano letivo).

Preciso de visto de estudante?
Se você for brasileiro, precisará de um visto de estudante para entrar em Portugal, junto ao consulado de Portugal no Brasil. Quando chegar em Portugal utilizará esse visto para poder requerer o título de residência temporária para estudantes do ensino superior, junto ao SEF - Serviço de estrangeiros e fronteira. O passo a passo dessa parte está numa das postagens do blog. 

Qualquer dúvida que tenha sobre regularização do visto de permanência ou apoio ao imigrante, entre sempre em contato com o CNAI - Centro Nacional de Apoio ao Imigrante. Esse órgão público, CNAI, será o departamento de grande ajuda caso você tenha alguma dúvida ou problema com seu título de residência ou qualquer outro problema em Portugal.

Tenho direito a bolsa de estudos?

Quem é brasileiro pode tentar a bolsa de estudos do Projeto Babel, que é um novo projeto coordenado pela Universidade de Porto, para os três níveis, graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Entretanto há restrições quanto as áreas de estudo. É bom pesquisar a respeito.

Graduação
O Governo do Brasil tem programas de bolsa para estudantes que queiram cursar seis meses, um ano ou dois anos em Portugal.

Pós-graduação
Você sendo brasileiro e vindo do Brasil fazer pós-graduação aqui, só terá bolsa se você estiver participando de algum programa que a sua pós-graduação no Brasil ofereça. Assim, já terá que estar cursando alguma pós-graduação no Brasil para fazer um ou dois semestres em Portugal, dependendo do programa de bolsa.

Mestrado
Saiba que o Governo do Brasil só tem programa de bolsa para quem já estiver cursando um mestrado no Brasil e queira apenas fazer um ou dois semestres em Portugal.

Doutorado
Saiba que o Governo do Brasil tem programas de bolsa para quem quiser cursar integralmente um doutorado aqui em Portugal ou que já esteja cursando doutorado no Brasil e deseja fazer apenas um ou dois semestres em Portugal.

No caso do mestrado ou doutorado a bolsa de estudos pode vir pelos programas da CAPES ou do CNPQ. Um dos programas do Governo do Brasil, principalmente para graduação, chama-se Ciência sem fronteiras.

Se você não puder participar de nenhum dos programas de bolsa para estudo no exterior, pelo Governo do Brasil, saiba que existem instituições com parceria com empresas no Brasil que oferecem também essas bolsas. Como o Ministério Público para os estudantes de Direito, o Santander com seu programa de projetos de estudo. Entretanto, caso você queria cursar integralmente um mestrado na Europa, saiba que e a maioria das áreas de estudo não faz parte de nenhum programa de bolsa. Nesse caso, o investimento será integralmente seu.

Saiba também que a forma mais difícil de você, enquanto brasileiro recém-chegado do Brasil, é conseguir uma bolsa de estudos por um dos programas da União Européia ou por um desses países europeus. Isso porque essas bolsas na Europa privilegiam primeiro os estudantes europeus e de países que a União Européia tenha acordo, como com os países da África. E, devida a crise financeira na Europa, boa parte dessas bolsas de estudo foram cortadas.

O que você consegue de bolsa de estudos na Europa é pelo programa Erasmus. Mas primeiro, você precisa se matricular e cursar um semestre do curso de seu interesse. Para depois se inscrever nesse programa para poder cursar um ou dois semestres em outro país que não seja o que você se matriculou. Ao se inserir e ser selecionado para esse programa, dependendo do país e da Universidade em que vai estudar, poderá ter direito a moradia a custo baixíssimo e receber entorno de 300 euros por mês. Saiba que isso é apenas uma ajuda de custo. Não será suficiente para lhe bancar plenamente.

Normalmente, em Portugal, quem mais consegue participar dos projetos e programas de bolsa, enquanto estudante brasileiro recém-chegado, são os alunos da graduação, conhecidos como 1º ciclo e mestrado integrado.

Como arranjo moradia em Portugal?
Se você não conhece ninguém que mora em Portugal para poder te dar dicas ou até mesmo sugerir algum lugar, preste atenção nessas informações.

Aluguel de quarto
O que os estudantes normalmente fazem é procurar pelas ofertas de aluguel de quarto. Os proprietários dos apartamentos alugam os quartos. O custo do quarto vai depender da localização dos apartamentos, dos serviços que tenha o edifício (elevador, serventes, etc), se o quarto for suíte,  da quantidade de quartos que tenha no apartamento, etc etc. O legal dessa opção é que o apartamento está totalmente mobiliado e os quartos também. Logo, não tem que se preocupar em comprar louça ou mesa, apenas terá que comprar os itens de uso pessoal.

O preço do aluguel do quarto, às vezes, inclui o custo das contas do apartamento ou não. O importante é saber que alguns proprietários fazem contrato e outros ficam no compromisso da palavra. Eu sugiro que você só alugue quarto que tenha contrato com o proprietário. É muito comum e quase que regra os proprietários cobrarem uma calção, ou seja, cobrarem dois meses de aluguel do quarto no primeiro mês que você entra. Além disso, saiba que esses contratos com aluguel de quarto exigem a moradia durante um semestre ou um ano letivo.

Os anúncios desses quartos estão normalmente nas paredes das universidades ou em sites de busca como: B quartoEasy quarto.

Divisão da renda do apartamento
Depois que você já está por Portugal começa a conhecer muitas pessoas, até mesmo da sua nacionalidade e começa a fazer amizades. Cada um divide um pouco da sua história de vida e suas dificuldades em Portugal. É nesse momento que as pessoas começam a pensar em se juntarem para dividir um apartamento entre si. Isso significa ir numa imobiliária e dividir as responsabilidades do contrato de aluguel do apartamento e todas as contas da casa.

Eu sugiro que você não faça isso, pois qualquer desentendimento que venha a ter, você terá grandes consequências para quebrar um contrato que estará no nome de todos que moram no apartamento, junto a imobiliária e o proprietário. E, nem sempre o tempo que se passa em Portugal estudando será o mesmo que o dos seus amigos. Isso porque cada um tem seus compromissos com o estudo e cada um acaba tendo oportunidades diferentes.

Além disso, um contrato de arrendamento de apartamento vai lhe exigir o mínimo de 6 meses de moradia e de pagamento, bem como 2 meses de aviso prévio para poder receber a calção como isenção de pagamento do último mês.

República feminina, masculina ou mista
Essa é uma das opções que também há em Lisboa. Deve haver nas outras cidades de Portugal, mas não tenho certeza. Essas residências são administradas por instituições religiosas ou empresas imobiliárias. É uma opção muito útil para quem sabe viver com regras e disciplina, principalmente se for uma residência administrada por instituições religiosas. Algumas dessas residências, principalmente as religiosas, oferecem refeições, sala de estudo, biblioteca, limpeza nas áreas comuns e banheiros. Das que eu conheço, em Lisboa, posso indicar:

Residencia de Estudantes em Lisboa 
Residência mista.
Av. da República, Av. Brasil, Alameda e Areeiro.
E-mail: residencia_estudantes@yahoo.com

Residência Universitária dos Álamos
Residência feminina.
Al. Linhas Torres, 35. Tel: 217 570 098

Residência Universitária Imaculada Conceição
Residência feminina.
Rua Possolo, 16. Tel: 213 967 086 / 213 974 840

Lar Universitário Feminino Filhas Nossa Senhora das Dores 
Residência feminina.
Rua Doutor Gama Barros, 19. Tel: 218 491 466 

Residência Universitária e Centro Cultural Montes Claros
Residência masculina.
Rua Vera Lagoa, 5.


Quanto é necessário financeiramente para se viver em Portugal?
A resposta para essa pergunta é relativa, pois depende do estilo de vida que você pretende levar em Portugal. Eu diria que 650 euros por mês seria suficiente para você pagar a moradia, alimentação, transporte diário, entretenimento, entre outras necessidades.

Digo isso porque o custo da moradia vai variar entre 260 a 400 euros, dependendo do que já disse na resposta a busca por moradia. O custo do transporte pode variar de 29 a 80 euros. Isso porque você pode escolher comprar o pacote mensal de transporte para andar apenas de metrô ou os pacotes combinados de metrô, trem e/ou ônibus. Já o custo de alimentação vai depender muito. Dependerá se você almoçará nas cantinas ou refeitórios da Universidade ou vai fazer comida em casa ou vai viver comendo comida congelada. Então, eu diria que uma mistura de cada uma dessas opções te levaria a ter um gasto mensal de 100 euros com alimentação. Além disso, você pode acabar por optar a fazer uma academia (musculação/ginástica) que a própria Universidade possa oferecer ou as academias que há pela cidade. Enfim, como disse anteriormente, isso vai depender do estilo de vida que optar ter ou puder ter. Além disso, vai depender do custo de vida no país, que tem aumentado cada vez mais devida a crise financeira, como o aumento dos impostos, das taxas de água, luz e gás, do valor do transporte, etc etc.

Além do custo para se viver em Portugal, saiba que se você não tiver nenhuma bolsa de estudo, terá que pagar a propina (parcelas de pagamento do curso). Essa propina vai depender do custo de cada curso. Quanto maior o grau de ensino, maior o custo. Exemplo: o custo total de um curso de mestrado numa faculdade pública será entorno de 2.500 euros. Esse valor total é dividido e cobrado anualmente e você poderá parcelar conforme as regras da sua Universidade.

Como faço para transferirem dinheiro para mim?
Essa é outra resposta muito ampla. Eu sugiro que faça uma pesquisa e os próprios cálculos para ver o que é melhor para você.

Posso lhe informar que há opções como, a mais utilizada pelos estudantes brasileiros, que são os cartões travel money (VTM). São adquiridos em várias casas de câmbio, agências bancárias e agências de intercâmbio, no Brasil. Esses cartões VTM são para carregamento, ou seja, você ou sua família carrega o cartão com a compra da moeda estrangeira, sendo aplicado sobre essa compra uma pequena taxa (bem inferior a do IOF) e o valor da cotação do dia.

Outra opção é utilizar a própria conta bancária do Brasil, fazendo um acordo de taxas com seu banco. Saiba que em Portugal tem Santander e Banco do Brasil. A única taxa que, provavelmente, não conseguirá fugir, neste caso, é a do IOF. Essa opção por vezes sai mais cara.

Mais uma opção é abrir uma conta bancária de estudante em Portugal, na Caixa Geral de Depósitos. Essa conta estará livre de taxas, mas não valerá a pena para sua família fazer transferência para esta conta, pois a taxa para eles será absurdamente alta. O bom de ter essa conta bancária em Portugal é, poder receber o dinheiro do Brasil de alguma outra maneira, para você depositar esse dinheiro nessa conta em Portugal. Assim, poderá utilizar o seu cartão na grande maioria dos estabelecimentos. Diferente do caso do VTM, que por ser de bandeira internacional (VISA, Mastercard, etc.), nem sempre são aceitos. Ainda mais com a crise financeira da Europa, que faz com que os estabelecimentos comecem a não aceitar mais cartões de bandeiras internacionais ou estipularem limite mínimo de consumo para utilização do mesmo.

Como faço para levar tanta coisa para Portugal?
Saiba que você ao sair do Brasil utilizando uma passagem aérea ida e volta, poderá levar até duas malas grandes de 32kg cada e uma mala pequena de mão de 5kg. O importante é saber se desapegar das coisas e levar apenas o necessário. E, lembrar também que tudo que você comprar em Portugal vai ter que decidir se vai conseguir levar de volta ao brasil.

LEMBRETE:
- Enquanto estudante, você tem o direito de solicitar desconto para passagem aérea de estudante nas agências de intercâmbio.

- Se precisar de informação sobre documentos e trâmite de visto solicite apenas aos órgãos oficiais.

- Não acredite nas ofertas milagrosas de trabalho ou estudo no Exterior. Nada aqui é fácil demais. Antes de aceitar qualquer proposta, desconfie e pense. O tráfico de humanos existe.

Boa sorte!

Até uma próxima...

174 comentários:

  1. Tenho interesse em estudar na UC, porém ainda tenho algumas duvidas. Como por exemplo, se poderei trabalhar.
    Mas, obrigada pelo post. Bastante esclarecedor! Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Quanto a trabalhar enquanto estuda, você deve sempre confirmar junto ao SEF. Entretanto, sei que pela lei do país e de estudantes do ensino superior, você pode trabalhar na área em que está estudando e por até 4 horas por dia. Qualquer outra dúvida, entre em contato. Que bom que o post foi de qualquer forma bem esclarecedor para você. Boa Sorte! Bjuxxx

      Excluir
    2. Oi Helissa! Quero cursar na Universidade do Porto licenciatura sem o mestrado, porém teria que trabalhar para compensar os gastos. Isso que você falou, seria possível em que área e quanto tempo depois de ter iniciado curso?
      Obg!

      Excluir
  2. Helissa, sou formado em Arquitetura e gostaria de Cursar Paisagismo em Evora. Como é o procedimento de ingresso na Universidade, é por prova?Conselho? Como funciona?Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Itamar! Gostaria de cursar mestrado em arquitetura paisagista na Universidade de Évora? O procedimento é simples. Você deve entrar no site: http://www.estudar.uevora.pt/informacao_academica/candidaturas/Estudos-Pos-Graduados e seguir o passo a passo da candidatura. Vão exigir documentação para comprovação da sua experiência profissional e acadêmica. Você deverá fazer tudo isto on-line e, por vezes, pelo correio - dependerá do que eles exigirão. O julgamento cabe a banca. O regime acadêmico em Portugal é de setembro a setembro. Logo, você pode se programar para se candidatar ao ano letivo 2014/2016. A primeira chamada para a fase de candidatura ocorre em maio. Normalmente, o resultado decorre até julho. Qualquer dúvida, entre em contato comigo ou com os serviços acadêmicos da Universidade de Évora. Boa sorte!

      Excluir
  3. Wowww... Parabéns por sua dedicação em escrever este post. É um ouro, tem tudo o que precisamos saber e não encontramos facilmente este conteúdo todo reunido.
    Moro em Portugal e tenho muita dificuldade em encontrar no Google respostas para assuntos diversos como este em questão, são detentores do conhecimento e pouco se escrever sobre os assuntos, informações ou curiosidades de qualquer assunto em rede. Meu esposo é Português e compartilhamos do mesmo pensamento. Sempre quando ele precisa de pesquisar um informação na internet (ex. sobre uma doença) as mais esclarecedoras em Português são de sites e blog´s Brasileiros.
    Tenho uma duvida quem sabe você pode me ajudar. Quero fazer um curso profissional na área de gastronomia, e pretendo iniciar com um curso técnico na Escolas do Turismo de Portugal
    ( http://escolas.turismodeportugal.pt/curso/gestao-e-producao-de-cozinha ) e fui informada de que teho que fazer uma prova de Português e Cultura Geral, Inglês, Matemática aplicada à Gestão + entrevista. E não encontro nada sobre o tipo dessa prova, um edital, matérias a estudar. Como li no seu poste eu poderia ingressar em um curso superior pois tenho um curso trancado no Brasil, mais em outra área. Será que posso ser reingresso em um curso técnico?
    Obrigada.
    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Muito obrigada! Que bom que gostou! Fico muito contente com o comentário! Olhe, pesquisei sobre o seu assunto. Acredito que não seja possível você solicitar uma transferência, neste caso. Por se tratar de um curso técnico/tecnológico. Então, sugiro que você entre em contato por e-mail ou telefone com os serviços acadêmicos de uma das Escolas do Turismo de Portugal, para além de solicitar informações sobre uma possível transferência, também solicitar o edital do conteúdo para a prova. Caso eu encontre outra informação a respeito, entrarei em contato consigo. Desculpe, não poder ajudar tanto desta vez... Mas tenho certeza que os serviços acadêmicos lhe darão o melhor norte. Qualquer coisa, mantenha-me informada também. Obrigada! Boa sorte! Bjux

      Excluir
  4. Helissa que bom que te achei :) entrei no facebook tem pouco tempo e te encontrei como vc esta? Esta estudando em lisboa parabéns sucesso sempre da sua amiga Michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!! Caramba!! Quanto tempo!!! Que ótimo que me encontrou! Estava também a sua procura! ;) Vamos nos falar! Bjuxx

      Excluir
  5. Olá, Helissa!
    Parabéns pela sua dedicação e presteza nesse post. Adorei!! Muito útil!!!
    Tenho uma dúvida... talvez você morando na "terrinha" pode me ajudar.... ;-)
    Tenho nacionalidade portuguesa (meus pais vieram da Lixa para o Brasil) e pretendo morar em Portugal, mas não me agrada largar a minha profissão - sou professora de História. Como você vê a questão dos professores em Portugal? Eles são valorizados? É difícil conseguir emprego na área do magistério?
    Beijos, Andréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea!!!
      Fico muito feliz em saber que tenha gostado do blog! ;)
      Olhe... Acredito que você tenha ótimas chances, mas terá que se inserir no núcleo. Assim como no Brasil, lá existem "panelinhas". Então, sugiro que faça um mestrado e/ou doutorado numa das universidades públicas ou privadas e tente se inserir no meio. Acho que as chances são maiores nas privadas. Nas públicas tem que se fazer concurso ou ser convidada. Bem, há um ano e meio atrás sei que muitos professores sofreram com os cortes de salário, aumento da carga horária, etc. Devido as medidas de austeridade. Entretanto, as coisas tendem a melhorar com o tempo. Sei que tenho colegas que dão aula no liceu e gostam muito e vivem bem. Sei também que lá os alunos e o estado respeitam muito os professores. Acho que até mais que no Brasil. Mas falo isto com relação aos acadêmicos da licenciatura, mestrado e doutorado. Assim, acredito que você deva tentar se inserir neste meio e ficar de olho nas ofertas em sites de emprego e nos concursos. Já que é também portuguesa poderá tentar os concursos para professor das Universidades Públicas.
      Qualquer coisa, estou aqui.
      Bjs.

      Excluir
  6. Olá Helissa curso direito aqui no Brasil e tenho muita vontade de estudar em Portugal, você como são os trâmites para ingressar em uma universidade Portuguesa? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Os trâmites dependem da Universidade que você cursa e a que pretende ingressar em Portugal. Como já cursa uma graduação no Brasil, pode verificar se sua Universidade dispõe de algum programa de intercâmbio com duração de até dois semestres, para você solicitar transferência e cursar parte da sua graduação numa Universidade em Portugal. Se quiser transferir totalmente o seu curso pra lá, o caminho mais fácil é solicitar isto junto a uma Universidade Particular em Portugal - que apenas solicitará seu currículo e comprovante de matrícula. De outra maneira, a transferência tem inúmeras burocracias que vão depender da Universidade. Então, sugiro que: 1) informe-se sobre programas de intercâmbio via sua Universidade no Brasil. 2) Pesquise sobre o programa Brasil sem Fronteiras que pode lhe dar bolsa de estudo para cursar até um ano do seu curso em Portugal. 3) Pesquise a Universidade em Portugal que deseja ingressar e envie email perguntando sobre o seu ingresso via transferência. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, entre novamente em contato comigo. Boa sorte! ;)

      Excluir
  7. Parabéns pelo post, Helissa!
    Estou pensando em fazer mestrado na área de engenharia de informática mas estou em dúvida qual seria a melhor opção. Você teria uma noção/sugestão quais são as melhores universidades nessa área? ULisboa, UCoimbra ou UPorto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada!
      Olhe, tenho um amigo que faz a licenciatura com mestrado nesta área, só que em outra Universidade - no caso, particular em Lisboa. Entretanto, parece-me que a melhor seria ULisboa. Atualmente esta é a maior Universidade de Portugal, desde o ano passado quando duas grandes Universidades se uniram formando apenas UL (Instituto Superior Técnico e Universidade de Lisboa). Se tivesse que te sugerir uma destas, diria com total certeza ULisboa - http://www.ulisboa.pt/ . Até porque foi onde eu cursei meu mestrado e tenho outros amigos que cursaram outros mestrados, como na área de direito, e simplesmente adoraram. Já acessou a página do mestrado da área que deseja nesta Universidade? Está aqui: https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/merc . Qualquer dúvida, só entrar em contato comigo. Boa sorte! Abs.

      Excluir
  8. Querida Helissa como te disse ainda estou muito perdida, será possivel "mastigar" um pouco mais p mim? sou advogga formada pela UCSAL...preciso entao fazer pós , doutorado ou mestrado? como vc me disse a U de Lisboa seria a melhor p direito. Então, tb seria possível eu trabalhar por lá? Pode tb me enviar o link de onde me cadastrar ? muitissimo grata, beijos, DETA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabela. Você quem escolhe qual curso deseja fazer. Se tem apenas a formação da graduação, sugiro que faça já o mestrado. A pós-graduação você pode deixar para fazer no Brasil. Até porque não há grandes incentivos no Brasil para se fazer mestrado. Aproveite para, então, fazer o mestrado na ULisboa. Quanto a trabalhar, você pode tentar trabalhar na assistência jurídica da própria faculdade. Você não poderá exercer advocacia em Portugal, antes da autorização nacional para isto. Até porque vc é apenas advogada registrada no Brasil. Lá na Universidade poderá conseguir informações a respeito disto. De qualquer forma, as oportunidades de emprego que te dê sustento mensal será bem pequena. Tenha a certeza que você precisará de renda própria para se sustentar lá em Portugal. Qualquer trabalho que conseguir na sua área te dará renda extra, mas não o suficiente para se sustentar. Tendo em vista que legalmente você só poderá trabalhar por meio período dentro da área de pesquisa que escolheu estudar. Acesse esse link para ter informações sobre a candidatura ao mestrado científico em direito, http://www.fd.ulisboa.pt/CursosAlunos/Mestrados/MestradoCient%C3%ADfico/201415.aspx Abs, Helissa.

      Excluir
    2. Sou filho de Angolano e quero trabalhar em Portugal? Alguma dica pois estou pesquisando e esta dificil de encontrar dicas boas

      Excluir
    3. Sou filho de Angolano e quero trabalhar em Portugal? Alguma dica pois estou pesquisando e esta dificil de encontrar dicas boas

      Excluir
  9. Ola Helissa, tudo bem? Faço faculdade de Arquitetura e Urbanismo e falta apenas um ano e meio pra me formar, estava com intenção de fazer pós graduação em Portugal, mas com sua postagem fiquei muito na duvida, gostaria que me instruísse, se possível, entrei em contato com a LBA LusoBrasilAcademico que os encontrei na Net, porem não conheço, eles me instruíram fazer mestrado integrado porem são mais 5 anos de estudo, já estou finalizando o 4° e mais 5 anos de estudo da um grande desanimo...
    Mas minha intenção é ficar em Portugal inclusive por ter família na Madeira, porem lá eles não souberam me instruir direito quanto aos estudos ...
    Agradeceria muito se puder me ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem e vc? Primeiramente, a Luso Brasil Académico é de grande referência por lá. Bem, se você está para se formar na graduação, o que eles quiseram lhe dizer é para pedir transferência para lá e terminar a sua graduação por lá. Entretanto, a graduação lá que se denomina licenciatura é, normalmente, de ciclo integrado, ou seja, licenciatura e mestrado. O que totaliza cinco anos de curso, no qual você sai com graduação e mestrado no diploma. Eles, então, aconselharam você a fazer parte deste processo seletivo, mas somente com transferência. Não significa que você tem que fazer tudo de novo. Se aceitarem sua transferência, vc provavelmente entrará no quarto ano do ciclo integrado, e fará mais dois anos de curso, terminando com o mestrado. Se você preferir, termine aqui no Brasil a sua graduação e entre no processo seletivo de mestrado nesta Universidade que selecionou. Entretanto, eu sugiro que faça o que eles mesmo lhe aconselharam. Vc ao conseguir esta transferência conseguirá dar o seu primeiro passo em Portugal e com dois anos de visto de estudante garantidos, vc terá tempo para se programar para ficar por lá. Entendeu? Bem, qlqr coisa, só entrar em contato comigo novamente. Desculpe-me pela demora na resposta; estava fora.
      Boa sorte! ;)

      Excluir
  10. ola,
    estou indo pra Porto, voce sabe de alguma escola que tem curso pré-vestibular?
    me mande alguns links pf, nao achei nada
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fui atrás de informações para você. De fato não existem estes cursinhos pré-vestibular igual ao Brasil. Eles estudam na escola e fazem a prova do concurso nacional ao final. Se não alcançam a pontuação necessária para o curso e faculdade que desejavam, tentam de novo no próximo ano, estudando por conta própria ou pagam um explicador. Bjux

      Excluir
  11. Olá! Estou há horas no seu blog! E estou adorando TUDO! Como você escreve bem, hein menina! rs.. Primeiramente quero agradecer por partilhar informações pertinentes e nos fazer conhecer um pouco PT. Bom, estou terminando minha graduação em Enfermagem e pretendo fazer Pós em Saúde Mental/Psiquiatria em PT. Em pesquisas na internet, achei a UCP que tem campus em Lisboa e Porto. Você me indicaria alguma outra universidade? Tenho o contato de uma encarregada pelo processo de candidatura, mas pelo que já conversei com ela, me interessa mesmo ir para lá ano que vem. Pois ainda tenho que colar grau aqui, e resolver um mundo de coisas. Enfim, sobre a questão da saúde de lá... É dificil encontrar emprego na área, a saúde é bem vista, ou tão precária quanto aqui? Ainda tenho muitas dúvidas, mas aqui em seu post, consegui sanar algumas.E sobre as bolsas de estudo, é dificil conseguir para minha área? Porque em pesquisas vejo muitas bolsas para engenharia, ciência e tecnologia.. Obrigada pela ajuda! Beijos! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel!!! Que maravilha saber que gostou tanto do blog! Fico bem feliz! ;)
      Olhe, a UCP tem grandes referências em Portugal. E, para o curso que quer fazer, acredito que seja a melhor opção. Mas perceba que a oferta é para mestrado profissional. Na minha opinião é uma oferta bem melhor do que pós-graduação lato sensu. Quanto a percepção da área de saúde lá, parece ser bem melhor que aqui. O sistema é diferente. Tenho uma amiga que faz o ciclo integrado em medicina e acha o curso dificílimo. Quanto a estágio ela conseguiu no Hospital Santa Maria e também nas UTis móveis. Bem, acho que a saúde lá tem muito que crescer e está mil passos a frente do Brasil. O sistema de médico da família já existia lá. E, o Brasil puxou o mesmo modelo pra cá. Mesma coisa com o sistema de triagem, etc. Quanto a emprego, Portugal passa por uma recessão, mas está superando isto a passos médios. Já que vai fazer o mestrado, acho que tem boas chances de conseguir um estágio, pelo menos. Emprego é difícil de encontrar na capital. Tenho amigas que conseguiram em cidades do interior. Mas vale a pena tentar. Se precisar trabalhar para se sustentar lá, você conseguirá. Mas é trabalho, ou seja, bares, restaurantes, etc. Bolsa de estudos sempre é difícil de conseguir, ainda mais para mestrado - em qualquer área. As bolsas pelo governo brasileiro são mais para graduação e doutorado. Se precisar mesmo de bolsa, entre para o mestrado numa universidade pública no Brasil e depois solicite o mestrado sanduíche com Portugal. Mas este processo é longo. Qualquer dúvida, entre em contato de novo! E, minha dica é... tente, arrisca e vá! Tudo valerá a pena! A experiência será tão importante quanto os estudos desenvolvidos! Boa sorte! Bjuxxx

      Excluir
  12. Olá! Adorei o seu blog, informações muito úteis mesmo! Eu fiquei em dúvida do porque tu recomendas fazer a transferência para universidades particulares. É maior a concorrência em Universidades públicas? o trâmite é mais complicado? Tu tens alguma informação sobre como funciona a troca de curso? Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada! Que bom poder lhe ajudar!

      A questão não é de concorrência, mas do trâmite. As Universidade Públicas normalmente não facilitam este tipo de procedimento. Para ingresso de brasileiros na licenciatura, será mesmo necessário participar da prova nacional (vestibular). Por isso, a transferência para pública em Portugal é mais fácil quando a sua Universidade (já cursando) tem parceria com alguma Universidade Pública em Portugal. Leia este link: http://www.ulisboa.pt/home-page/mobilidade/mobilidade-internacional/mobilidade-ao-abrigo-de-protocolos/estudar-na-ulisboa/

      As transferências normalmente existem para licenciatura, em Univ. Privadas - de forma a cursa-la de maneira independente. No grau de pós graduação desconheço qualquer possibilidade.

      Por isso, é melhor você fazer parte de algum programa do governo brasileiro para ingressar no ensino da licenciatura ou doutorado em Portugal. Leia este link: http://www.ulisboa.pt/home-page/mobilidade/mobilidade-internacional/

      Já sobre a troca de cursos... Acho que é possível dentro da mesma faculdade da mesma Universidade em Portugal. Não creio que seria possível entre faculdades da mesma Universidade. Muito menos vejo a possibilidade de estar cursando engenharia no Brasil e pedir transferência para psicologia em Portugal. Mas de qualquer forma, sugiro que entre em contato por e-mail com a secretaria de serviços academicos da Universidade que deseja ingressar em Portugal.

      Qualquer dúvida, estou à sua disposição.
      Boa sorte!

      Excluir
  13. Olá Helissa! Parabéns pelo blog e obrigada por se dedicar a nos responder tão prontamente!

    Eu e minha familia estamos nos mudando para Braga e desejo continuar o curso de engenharia que faço aqui no Brasil. Você poderia me indicar alguma faculdade em Braga onde poderia tentar essa transferência?
    Também seria possível me orientar sobre documentação necessária para isto?
    Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Primeiramente, peço-lhe imensas desculpas pela demora. Qualquer justificativa seria inadmissível ao meu atraso.

      Bem, se ainda estiver há tempo...
      Muito obrigada pelo contato! A melhor opção para você seria a Universidade Minho, em Braga. Acesse: http://www.eng.uminho.pt/
      A questão é que você teria que ingressar no ciclo integrado. Dependendo da área da engenharia que queira transferir, terá que participar do processo de candidatura dos Regimes Reingresso, Mudança de Curso e Transferência. Este tipo de processo abre em setembro de cada ano. A documentação específica e/ou prova a ser realizada, somente junto aos serviços academicos da Universidade.
      Segue aqui o link de exemplo para engenharia civil: http://www.uminho.pt/estudar/oferta-educativa/cursos/licenciaturas-e-mestrados-integrados

      Qualquer outra informação, por favor, contate-me.

      Obrigada! E, mais uma vez, desculpe-me pela demora!
      Boa sorte!

      Excluir
  14. Quero saber o sobre o nível de domínio da língua inglesa que demos ter para fazer o mestrado em direito na UL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo contato!
      Bem, a princípio para ingresso em qualquer área em mestrado na UL é requisitado o nível B2, segundo o nivelamento de Cambridge.
      Qualquer outra informação, por favor, contate-me.
      Obrigada!

      Excluir
  15. Olá, este de longe o melhor texto que achei na web sobre morar e estudar em Portugal. Tenho muito interesse em fazer mestrado em Multimídia e estou pensando qual de três opções seria a melhor, Lisboa (http://www.fba.ul.pt/cursos/mestrados/design-de-comunicacao-e-novos-media/), Universidade de Aveiro (http://www.ua.pt/ensino/PageCourse.aspx?id=101&p=1) ou Coimbra (http://www.uc.pt/fctuc/design-e-multimedia), na sua opinião qual destas cidades é melhor para viver ou qual deste cursos deve compensar mais? Outra coisa é que tenho mulher e filho como faço para leva-los comigo, também pra morar lá? Desde já agradeço e mais uma vez parabéns pelo excelente texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos!
      Muito obrigada! Espero poder lhe ajudar com estas informações.
      Com relação a cidade, eu prefiro sem dúvidas Lisboa. Por ser capital e pelo jeito como a cidade é desenvolvida. Coimbra é uma boa opção também, mas tem um aspecto de cidade provinciana e universitária. Aveiro não conheço particularmente. Sei que está muito perto de Porto que é uma grande cidade para se viver. Agora, com relação a lhe indicar o curso, eu novamente indico o da Universidade de Lisboa. Estudei nesta Universidade e é, com certeza, uma das melhores do país. A de Coimbra é muito boa também; tenho amigos que estudaram lá.

      Levar sua família será um procedimento burocrático. Acredito que haja possibilidade, mas teria que ver com as novas leis do Consulado Português. Seria bem mais fácil, se sua esposa também fosse estudar. Agora, ela indo só por lhe acompanhar seria muito difícil, sendo capaz deles negarem o visto de entrada. Até porque, mesmo que ela consiga entrar como esposa acompanhante, acredito que a legislação não permitirá ela trabalhar. Agora, se ela também for para estudar, ficará mais fácil para os dois trabalharem em meio período, conforme a lei permite. E, assim, conseguirem com mais facilidade acesso a escola também para a criança.
      Qualquer dúvida, estou aqui!
      Obrigada!

      Excluir
  16. Ola queria!!! Me ajude
    Estou no ultimo ano de veterinaria no brasil, me forme em dezembro- e tenho vontade de cursar uma pos ou especializacao de 1 ano emmportugal.
    Porem, nao acho quase nenhuma faculdade que ofereça isso.
    Queria saber se esse diploma depois tera validade no brasil e tambem se ele vale em outros lugares da europa alem de portugal? Tenho planos de tirar cidadania e morar pela europa, mas nao em portugal.
    Outra coisa, meu diploma de veterinaria no brasil tem validade em portugal?

    Me ajude
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle.
      Encontrei algumas opções interessantes para você. Mas para cursar apenas por 1 ano, só mesmo os cursos de pós-graduação. Se você tiver disponibilidade de ficar 2 anos lá, poderia cursar o mestrado. Seguem aqui as opções em Lisboa e em Évora - ótimas cidades para se viver.
      Universidade de Lisboa
      http://www.fmv.ulisboa.pt/_posgrad/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=27

      Universidade Lusófona
      http://www.ulusofona.pt/escolas-e-faculdades/fmv.html

      Universidade de Évora
      http://www.estudar.uevora.pt/informacao_academica/candidaturas/Estudos-Pos-Graduados/Cursos-de-2.1-e-3.1-Ciclo

      Quanto a validade do seu diploma no Brasil, você deverá após a conclusão procurar por alguma Universidade reconhecida pelo MEC no Brasil que ofereça um curso igual ou muito similar ao que você cursou e entrar com o processo de revalidação. Este procedimento dependerá de cada Universidade; o que pode levar tempo para conseguir e gasto de dinheiro. Mas vale a pena!

      Sim, seu diploma no Brasil tem validade em Portugal, uma vez que para fazer a matrícula, eles mesmos farão o processo de revalidação e dirão se é aceito ou não. Normalmente eles aceitam.

      Qualquer coisa, por favor, entre em contato novamente.
      Abs.
      Helissa

      Excluir
  17. Olá parabens voce tirou muitas duvidas com essa publicaçao :-)

    Mais ainda tenho algumas duvidas... Eu vivo em Angola e quero Cursar Medicina em Portugal numa universidade privada, sera necessario fazer algum teste para admiçao ?? Quais as universidades que voce me recomendaria ?? Qual seria o valor da propina mais ou menos ?? E no que diz respeito ao alojamento como faço para me orientar quando chegar ai uma vez que eu nao conheço ninguem e vou por conta propria.

    Obrigada fico esperando pelas respostas bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tainara.

      Obrigada! Fico feliz por ter gostado! ;)

      Pelo o que sei, não existe Universidade privada de Medicina em Portugal. Todas que conheço são públicas. Logo, você terá que passar pelo processo do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
      http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/ConcursoNacionalPublico/

      Estas são as opções que você tem de ingressar, dependendo da nota que obtiver no Concurso.
      Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra - Coimbra
      Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa - Lisboa
      Faculdade de Medicina da Universidade do Porto - Porto
      Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa - Lisboa
      Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto - Porto
      Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho - Braga
      Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior - Covilhã
      Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve - Faro
      Secção Autónoma de Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro - Aveiro

      Informações sobre valores de propina, você pode ter alguma noção em:
      /FMLPortal/UserFiles/File/2014/NA-GPA/Propina FMUL - Despacho 33-2014.pdf

      Quanto a hospedagem, você deve seguir as dicas que coloquei na postagem. O ideal é que já tenha algum contrato com aluguel por quarto no easy quarto ou em república feminina. Veja se encontra estas opções na postagem ou fala comigo de novo sobre isto. Ok? Se preferir chegar sem contrato prévio com algum meio de hospedagem, sugiro que se hospede por uma semana em algum hostel ou hotel, enquanto visita as oportunidades de aluguel de quarto que estão sempre como oferta nos murais das faculdades.

      Qualquer dúvida, volte a falar comigo!

      Bjux

      Excluir
  18. Helissa, obrigada pelo ótimo post. Eu gostaria de saber o procedimento que tu fizeste para validar todos os teus documentos e históricos do ensino médio e superior para pedir transferência para Portugal. Tu precisou levar eles ao MRE e Consulado Portugues? Reconhecer assinaturas dos documentos e tal? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Giovanna.

      Os meus documentos foram todos validados pela Universidade de Lisboa, no momento da inscrição e depois na matrícula. Mas este procedimento dependerá da faculdade que vc ingressar. Até porque, no meu caso, não pedi transferência. Eu participei do processo seletivo. Quanto a transferência, se for pra Universidade de Lisboa, normalmente, a própria secretaria de serviços academicos faz esta validação. Logo, não posso te afirmar que irão solicitar o reconhecimento de firma e tradução juramentada. Pois, como lhe disse, isto dependerá do processo burocrática de cada faculdade.

      Uma sugestão é entrar direto em contato com os serviços academicos da Universidade que pretende solicitar a transferência e perguntar quanto a estes procedimentos. Muitas das vezes, esta necessidade de reconhecimento de firma vem descrito no manual de candidatura ou de transferência.

      Qualquer coisa, entrar em contato comigo de novo!

      Bjux

      Excluir
  19. Olá, boa tarde. Li todo seu post mas ainda me restaram algumas dúvidas, no meu caso, queria cursar uma pós em Portugal. Sou formada em direito, preciso realizar primeiro a candidatura nas universidades? e mais ou menos em torno de quanto sairia uma pós em uma universidade portuguesa. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A respeito de pós-graduação em Lisboa, eu sugiro a Universidade de Lisboa, pois é a melhor. Tem também a Universidade de Coimbra que também é de grandiosa qualidade. Mas eu prefiro a cidade de Lisboa.

      Bem, seguindo a minha sugestão, está aqui o link das informações para candidatura. E, sim, precisa se candidatar previamente, seguindo as datas mencionadas por eles. Já que a aprovação da candidatura será requisito para obtenção do visto de estudante.

      http://www.fd.ulisboa.pt/CursosAlunos/P%C3%B3sGradua%C3%A7%C3%B5es/201415.aspx

      Quanto ao valor de propina, está informado neste link, no ícone programa do curso. Mas te adianto que o curso de pós completo com taxa sairá em 753 Euros.

      Qualquer dúvida, entra em contato comigo de novo.

      Boa sorte!

      Excluir
  20. Helissa, sou formada em Pedagogia na UNB em Brasília, tenho interesse de fazer mestrado em Lisboa - Portugal, qual faculdade me candidatar? E caso eu comece um mestrado aqui na UNB tem como eu transferir para Portugal? Porque meu marido provavelmente está indo trabalhar em Portugal no início de 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo contato.

      Pra saber qual faculdade se candidatar, deve saber primeiro qual curso tem interesse. De qualquer forma, sempre indico a http://www.ulisboa.pt/ . Na minha opinião, é a melhor. Quando entrar no site, procure pela faculdade que deseja cursar.

      Se você começar um mestrado na UNB só conseguirá fazer parte do mestrado em Portugal se for aprovada em alguma bolsa de estudo pelo cnpq ou capes, no sistema sanduíche.

      Se você tem mesmo interesse em acompanhar seu marido, a melhor opção é entrar num mestrado por lá. Aproveite para pesquisar sobre a faculdade que mais lhe interessa na Universidade de Lisboa, caso vocês forem morar na capital. As candidaturas para cursar 2016 são por agora e as seletivas são em julho. O ano letivo em Portugal começa em setembro.

      Abraços!

      Excluir
  21. Olá! Adorei o blog! Sou formada em Direito e Pretendo fazer mestrado em Portugal. Tenho muitas dúvidas:
    Como foi o processo seletivo para o mestrado na universidade de Lisboa?
    São provas ou apenas documentos?
    Qual o nível de inglês necessário? Eles realizam uma prova de inglês ou pedem pra comprovar seu nível ?
    As aulas do mestrado são muitas vezes por semana? Vc acha que é possível conciliar com um estágio ?
    Muito obrigada viu! Fiquei encantada com seu post
    Sophia 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo contato. Que bom que gostou do blog! ;)

      Bem, o processo seletivo depende de cada faculdade. No meu caso, só houve seletiva de análise de currículo comprovado e carta de intenção. Mas sei que há cursos que exigem provas. Então, depende. Selecione o que gostaria de estudar no mestrado, escolha uma Universidade e escolha a faculdade em que o curso está contemplado.

      O nível de inglês para o mestrado, normalmente, é exigido B2. Novamente, depende da faculdade. A que eu havia me candidatado, pediu um certificado de inglês americano ou britânico, mas mesmo assim tive que fazer a prova de nivelamento durante o curso.

      A quantidade de aulas depende da carga horária do curso escolhido. Você pode chegar a ter aulas 3 a 4 vezes por semana. O que é trabalhoso, são os trabalhos escritos que pedem durantes os módulos. Há professores que além de trabalho aplicam provas.

      É totalmente possível conciliar com estágio. Apenas a sua dedicação ao mestrado pode cair um pouco. Mas isto dependerá da sua disciplina em saber equilibrar as prioridades.

      Espero ter ajudado. Qualquer coisa, entra em contato comigo novamente!
      Bjux.



      Excluir
  22. E esqueci de perguntar.... O mestrado científico é melhor que o outro mestrado (mais voltado para prática)?
    E o mestrado científico te dá o direito de dar aulas no Brasil ? E quanto ao outro mestrado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! ;)

      Ah! Também quase que esqueci de dizer... O mestrado em direito é melhor na Universidade de Lisboa. E a carga horária é pesada, bem como os trabalhos externos que os professores exigem. Tenho alguns amigos que fizeram este mestrado e passavam horas na biblioteca. Mas tinha alguns que conseguiram conciliar estágio e mestrado.

      Quanto a esta sua dúvida... Acredito que se a pretensão é dar aula, faça o mestrado acadêmico. A tua experiência é a parte tecnológica e profissional do teu conhecimento. Sim, com o mestrado, tanto acadêmico quanto profissional, de dão o direito de dar aula no Brasil, desde que você depois valide junto ao MEC.

      Bjs.

      Excluir
  23. Olá! Quero fazer o requerimento de transferência para a Universidade do Porto para o próximo semestre. Sou estudante de direito na PUCRS com já 6 semestres cursados. Mandei um e-mail para a universidade pedindo orientações de como proceder com a transferência e me informaram que lançarão um edital entre abril e maio. Estou um pouco preocupada e ansiosa, pois é uma mudança que almejo muito e tenho medo de fazer algo errado na documentação e perder a vaga. Encontrei, procurando na internet, essa empresa que promete ajudar com toda a documentação, mas os valores são muito altos e não sei a sua confiabilidade www.lusobrasilacademico.com você saberia me dizer alguma coisa a respeito? E o que me sugere, pedir auxílio a essa empresa ou é algo simples que posso fazer sem erro? E ainda, quais são os documentos necessários para o requerimento? Gostaria de estar preparada pra não correr nenhum risco de perder a data limite da inscrição. Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Romina.

      De fato você terá que esperar pelo novo edital, que será lançado entre abril e maio. Que se refere ao período de candidatura aos mestrados. Primeira coisa, é acreditar em você. Esquece essa insegurança e diminui essa ansiedade. Quanto a documentação, é bem simples, siga o passo a passo que estiver no edital.

      Bem, na minha opinião, você não precisa de nenhuma agência de intercambio para lhe ajudar. Prometo! Siga as minhas orientações neste blog e conseguirá facilmente. Apenas terá que reunir um tempo livre para ir em cartórios, consulado, secretarias municipais, etc. Mas nada difícil. Apenas uma grande burocracia que não tem como errar. É mesmo seguir o passo a passo do edital e depois do consulado português.

      Outra coisa, é que acho que a sua Universidade (PUC) tem acordo bilateral com Universidades em Portugal. Verifique isto junto a eles. Ainda mais que você almeja uma transferência. Eles mesmos podem lhe ajudar. Tenho um amigo que estava cursando direito na PUC de Curitiba e que fez 6 meses da graduação em Coimbra. Deu tudo certo com ele. Ele utilizou o acordo entre Universidades e foi bem tranquilo. Acredite! Apenas terá que se organizar e ter disciplina com os prazos.

      Para saber quais são os documentos exigidos, só mesmo esperando o lançamento do edital. Tem vezes que eles mudam a burocracia. Aguarde! Normalmente, exigem, histórico escolar, diplomas, certificados, cópias autenticadas de passaporte, plano de saúde do governo ou particular, entre outros.

      Qualquer coisa, entre em contato novamente comigo.

      Abs.

      Excluir
  24. boa tarde helissa!! so confirmando que seu blog eh ótimo e muito incentivador.
    Meu caso eh meio complicado ate para mim. mas vamos la. Tenho dois filhos fazendo engenharia , naval e mecânica em uma federal aqui no Brasil. querem terminar o curso em uma universidade europeia mas não pelo ciência sem fronteiras porque teriam prazo pra voltar. Eu faço direito aqui em uma faculdade privada 6 semestre, mas sou dentista especialista e vivo da odontologia com estabilidade. Apesar disso to quase considerando a possibilidade de uma mudança na vida por causa deles rss. Minha duvida eh se eu conseguiria trabalhar como dentista em portugal e continuar o curso em uma universidade privada. Qual a privada voce me aconselharia. Será que conseguiríamos fazer essa migração todos ao mesmo tempo. Falo isso em relação as documentacoes necessárias. E se nos programássemos para 2016 daria tempo considerando que estamos em abril. Seria difícil pra eles conseguirem a transferencia para uma publica também ou teriam que participar de processo seletivo.
    estou com teclado desconfigurado por isso não tem interrogação em nenhuma pergunta rss. desculpe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna!
      Obrigada por elogiar meu blog!!! ;)
      Então, acho que o caso não é tão complicado assim.
      Primeiro, você conseguir ser dentista em Portugal, não é impossível. Mas será difícil. Talvez leve uns 3 meses para conseguir se inserir no mercado como empregado. Mas se tiver capital para ser um empresário e montar seu próprio consultório, talvez seja mais rápido.

      De qualquer forma, o principal nesta história é vocês todos se inserirem numa universidade pública em Portugal. Todos vocês poderão tentar transferência para a Universidade de Lisboa, que é pública.

      Acesse este link: http://www.ulisboa.pt/home-page/escolas/
      Para você, clique em faculdade de direito.
      Para seus filhos, clique em Instituto Superior Técnico.

      Busque informações nestes links sobre transferência para o 1º ciclo.
      Bem, eu segui com a pesquisa dos seus filhos, e aqui está o link sobre transferência para eles: http://tecnico.ulisboa.pt/pt/candidatos/candidaturas/licenciaturas/mudancas_curso/

      No seu caso, também continuei a pesquisa, e aqui está o link sobre transferência pra você: http://www.fd.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2014/11/Desp-26-2014.pdf

      Os prazos para ingressar no ano letivo 2015/2016 é agora de março a junho. Pois, o ano letivo deles começa em setembro. Então, tecnicamente, ainda dá tempo.

      Leia com calma as exigências deles quanto a transferência para a licenciatura e veja se vocês conseguem se enquadrar. Se não, somente transferindo para uma Universidade Privada em Portugal, o que lhes custaria muito mais, porém o acesso por transferência seria muito mais fácil!

      Depois que conseguirem ingressar numa universidade por lá, aí pensaremos sobre como inserir você no mercado de trabalho de lá. Lembrando que o mercado de Portugal está se recuperando dos impactos da crise econômica e cultural, além do momento de austeridade que o país ainda vive.

      Qualquer dúvida, entre em contato comigo novamente.
      Abs. Helissa

      Excluir
  25. Ola, quero trazer minha filha de 25 anos para iniciar um curso universitario aqui em Lisboa. Moro cá e sou casada com um portugues. Tenho outra filha q está ca a trabalhar tbm. Quais os primeiros passos?? Cmo devo proceder??? Obrigada e parabéns por ajudar tanta gente com sua disponibilidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Waldimary. Que bom que gostou do blog!

      Bem, o primeiro passo é decidir qual curso deseja cursar e em qual faculdade. Para depois averiguar as etapas de seletiva para o curso. Apenas quando tiver sido aceita no curso que deverá entrar com o processo de solicitação de visto de estudante, no Brasil. O fato de vocês morarem aí, apenas facilitará nas questões de hospedagem e suporte para sua filha. No processo de visto e de seletiva do curso, este fato não facilita os resultados.

      Veja qual é o curso que ela deseja fazer, para que eu possa continuar a orientar.

      Bjs.

      Excluir
  26. Oi Helissa, tudo bem?

    Estou passando somente para registrar e agradecer o constante fluxo de visitantes oriundos do seu blog. E uma media de cinco visualizações semanais vindas dai.

    Mais uma vez parabéns pelo elevado nivel de conteúdo e utilidade publica. Continue assim, sempre.

    Do leitor admirador.

    Ugo Esteves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ugo!
      Tudo bem e com vc?
      Nossa! Muito obrigada pelo reconhecimento! Fico muito feliz com sua mensagem. Eu indico aqui o seu blog como assunto correlacionado, porque também admiro o conteúdo que produz e espero que possa ajudar muitos brasileiros.
      Seja bem vindo sempre ao meu blog!

      Excluir
  27. Olá. Sou estudante e gostaria de saber qual é o procedimento para ingressar na universidade do porto. Prova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O procedimento de ingresso depende do curso que deseja. Todas essas informações estão no site da própria Universidade, mas você pode sempre enviar email para os serviços academicos da Universidade. Veja se tua dúvida é sanada neste link: https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=ensino

      Qualquer coisa, entre em contato comigo de novo.

      Excluir
  28. Olá Helissa, parabéns pelo blog!!!

    Preciso de uma ajuda e opinião sua por favor, minha noiva esta com aprovação da CAPES para conclusão do Doutorado no Instituto de Higiene e Medicina Tropical: IHMT em Lisboa a inciar em out/2015 até out/2016 e estamos fazendo todos os tramites burocráticos e documentais.
    A duvida se refere no meu caso, uma vez que irei acompanha-la.
    O visto dela de estudante poderá estender também para mim por conta de termos uma Certidão de União Estável registrado em cartório?
    Teremos uma reserva financeira em torno de 8 mil euros mais a bolsa 1.300 euros mensais, até pretendo trabalhar eventualmente, mas seria prudente me matricular em curso qualquer para solicitar um visto de estudante também?
    Imigração será em Madri, entrar como turista (90+90 dias provando com reserva de hotel, dinheiro, só que sem passagem de volta) e permanecer Portugal até o fim da pós dela, é uma opção?
    Procuramos Ap. T1 mobiliado completo num raio de até 1,5 km do IHMT direto com proprietário, sem fiador com caução. Indicações serão bem vindas e teremos o prazer em recompensar.

    obrigado,
    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz!
      Obrigada pelo contato e fico feliz que tenha gostado!
      Quanto você conseguir o visto de conjuge acompanhando ela, talvez seja possível. Mas isto dependerá somente do Consulado de São Paulo. O meu conselho é você entrar em contato com o consulado mais próximo a vocês e dar entrada no pedido do visto de estudante dela e ver a possibilidade de unir ao seu.
      De qualquer forma, acredito que seria mais fácil você fazer um curso por lá, também. Uma pós-graduação de 1 ano. Vai valer a pena e o trâmite documental será o mesmo que o dela.
      Quanto ao recurso financeiro que vocês têm, está ótimo! Uma pessoa sozinha vive de maneira simples e sem apertos por 700 euros mensais. Logo, vocês dois juntos, ainda dividindo contas de aluguel, os 1300 serão suficientes, num estilo de vida simples.
      A imigração seria melhor se fosse direto por Lisboa. Apesar da União Europeia ser integrada nisto, será mais fácil responder a todas as perguntas em Portugal. E, de jeito algum entre como turista, pois isto pode lhe trazer algumas complicações posteriores. Ainda mais que o visto de estudante é apenas uma provisória de entrada no país de 120 dias, para que você dê entrada no processo de imigrante temporário e receber todos os direitos relacionados a isto.

      Assim, a minha sugestão é vocês dois entrarem por Lisboa com visto de estudante individual, mas declarando o fato de ser um casal em união conjugal. O processo do visto de estudante dela, talvez será mais fácil, porque ela já tem uma bolsa de estudos comprovada, o que facilita e reduz a quantidade de documentação com o Consulado referente às maneiras como viver financeiramente e o aceite da faculdade para matricula.

      Quanto a moradia, de fato procurar por um apto T1 é a melhor opção. É muito dificil vocês conseguirem alugar quarto em apto de pensão, etc. As pessoas rejeitam, normalmente, a entrada de casal em apto compartilhado. Fazer a negociação direto com o proprietário é uma ótima opção, mas eu sugiro que façam isto com a imobiliária, para ter tudo registrado. E pela imobiliária é sempre possível fazer sem fiador com caução. Se mesmo assim, vocês preferirem fazer direto com proprietário, vejam alguma maneira de registrarem um contrato ou acordo no cartório. Para evitar contra-tempos. Saibam que a cultura portuguesa do inquilino, às vezes, pode causar problemas, quanto à entrada do senhorio no apartamento sem prévio aviso. E, se vocês tiverem um acordo registrado, vão poder evitar isto, por exemplo. Por enquanto, não tenho nenhuma indicação de moradia a fazer. Mas se depois quiserem me passar o que acharam, poderei dar minha opinião.

      Boa sorte!

      Excluir
  29. Helissa, parabens pelo blog!!!!!!!

    Estou procurando informacoes sobre como ingressar em Universidade Privada em Portugal e acabei de achar seu site, esta sendo de grande ajuda!

    Estou procurando curso de Psicologia, me interessei pelo ISPA, voce considera uma boa universidade?

    Como ja possuo uma graduacao, vou participar de outro processo seletivo (que na verdade nao entendi muito bem ainda como funciona, estou nas trocas de email com a universidade), mas nao sei como e o grau de dificuldade para entrar nas faculdades em privadas em Portugal..Ja tinha ouvido falar sobre a transferencia, voce sabe se ela serve so pelo fato de voce ser matriculado, ou tem um periodo minimo que e preciso ter estudado para poder pedir transferencia?

    Moro na Irlanda, mas tenho vontade de ir para Portugal fazer outra faculdade, mas estou muito na duvida se volto para o Brasil, inicio o curso la e peco transferencia, ou se tento uma particular diretamente. Com a sua experiencia, o que voce acha que eu deveria fazer?

    Muito obrigada e parabens novamente pelo trabalho! Muitas das informacaoes que voce disponibiliza aqui sao de grande ajuda e fazem toda a diferenca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Monica!
      Que bom que gostou do blog! Espero poder ajudar.

      Eu não conheço a ISPA e também nunca ouvi falar a respeito. Nesse aspecto não posso opinar.

      Sobre o seu ingresso numa faculdade particular, conheço pessoas que dizem que é mais fácil por ser menos burocrático. O nível de dificuldade da prova não acredito que seja muito alto. Acredito que seja apenas um sinalizador do grau de conhecimento que você tem sobre o tema até o momento. A transferência é mais fácil, porque normalmente não se faz prova, apenas entregasse todas as documentações comprovativas necessárias. Sim, normalmente, existe um período mínimo de matrícula na sua faculdade no Brasil, como de 6 a 1 ano. Essa regra você pode conferir no regulamento de transferência internacional.

      Se você já mora na Irlanda, faça melhor!!! Entre numa faculdade aí na Irlanda e em 1 ano faça parte do programa Erasmos. Assim, você poderá ficar mais um ano cursando em Portugal. Não acho necessário você voltar ao Brasil para ingressar numa faculdade e depois pedir transferência para Portugal. Ou entre pela Irlanda e depois peça Erasmos pra Portugal ou entre direto por Portugal.

      Boa sorte!
      Qualquer dúvida entre em contato novamente.

      Excluir
  30. Helissa, tudo bom? adorei seu post, parabéns! Só queria que se poder me esclaressesse algumas dúvidas. Então estou no 8º período de Arquitetura e Urbanismo, e assim que me formar estou querendo fazer a pós-graduação na Universidade de Évora em Estudos avançados em recuperação do patrimônio histórico e regeneração urbana e econômica. Vc sabe informar se oferecem bolsa de estudos? Aguardo resposta. Att: Natália Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natália.

      Tudo bom e com você?
      Normalmente, não existe programa de bolsa pra brasileiro de forma direta, principalmente numa pós-graduação. A não ser que você conseguisse por algum programa de governo, que atualmente estão suspensos. Num mestrado poderia até tentar, na minha opinião, de forma direta com a Universidade, depois de matriculada. Entre nesse link da faculdade e se informe a respeito. http://www.estudar.uevora.pt/apoio_ao_estudante

      Ah! Ótima escolha com o curso e a Universidade. Além disso, a cidade de Évora é maravilhosa e o custo de vida é mais baixo que de Lisboa, na minha opinião.

      Boa sorte!
      Qualquer outra dúvida, entre em contato novamente.

      Excluir
  31. Oi, tudo bom? Gostaria de uns esclarecimentos. Sou portuguesa e meus filhos têm dupla cidadania. Meu filho estuda na UNB e pretendemos nos mudar para Portugal. Como faço para conseguir transferência para uma universidade pública?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bom e com você?
      Por eles terem dupla cidadania tudo fica mais fácil.
      Você deverá entrar em contato ou encontrar as regras de transferência internacional na Universidade que escolheu em Portugal e seguir as normas. O processo será todo burocrático e por vezes difícil. Siga direitinho as solicitações de documentações da Universidade em Portugal. Provavelmente solicitarão uma prova.

      Excluir
  32. Oi, tudo bom? Gostaria de uns esclarecimentos. Sou portuguesa e meus filhos têm dupla cidadania. Meu filho estuda na UNB e pretendemos nos mudar para Portugal. Como faço para conseguir transferência para uma universidade pública?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bom e com você?
      Por eles terem dupla cidadania tudo fica mais fácil.
      Você deverá entrar em contato ou encontrar as regras de transferência internacional na Universidade que escolheu em Portugal e seguir as normas. O processo será todo burocrático e por vezes difícil. Siga direitinho as solicitações de documentações da Universidade em Portugal. Provavelmente solicitarão uma prova.

      Excluir
  33. Olá! tenho uma dúvida, tenho que escolher entre a Universidade de Coimbra, do Porto ou Instituto Superior Técnico – IST para o curso de direito, o que me sugere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sem dúvidas escolha entre Universidade de Coimbra ou Universidade de Lisboa. São as melhores referências! E nas duas há inúmeros estudantes brasileiros.

      Excluir
  34. Ótimo Post! Vou ler com bastante atenção cada detalhe, porque tenho interesse em fazer uma especialização ou mestrado em outro país e Portugal me pareceu uma ótima opção. Quero descobrir alguma boa opção para o estudo de turismo.

    Parabéns pelo blog, Vou segui-lo. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos!!!

      Muito obrigada! Que bom que gostou das informações. Espero que quando for... essas informações sejam úteis.

      Excluir
  35. Olá! Sou brasileira e me casei com um português. Tenho 3 filhos do 1° casamento. Como faço pra transferi -los pra o colégio e universidade, pois um ainda faz o ensino médio, um engenharia mecânica e a outra jornalismo na universidade federal da paraiba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Em todos os casos você terá que pesquisar sobre o regulamento de transferência internacional de cada Instituição. Por você ter se casado com um português, esse processo talvez fique mais fácil na justificativa de transferência e solicitação de vistos de residência.

      Escolha as instituições de ensino, busque pelo regulamento e siga as solicitações. O mais fácil será ingressar em Instituições particulares, através de transferências.

      Boa sorte!
      Qualquer outra dúvida, entre em contato novamente.

      Excluir
  36. Olá! Sou brasileira e me casei com um português. Tenho 3 filhos do 1° casamento. Como faço pra transferi -los pra o colégio e universidade, pois um ainda faz o ensino médio, um engenharia mecânica e a outra jornalismo na universidade federal da paraiba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Em todos os casos você terá que pesquisar sobre o regulamento de transferência internacional de cada Instituição. Por você ter se casado com um português, esse processo talvez fique mais fácil na justificativa de transferência e solicitação de vistos de residência.

      Escolha as instituições de ensino, busque pelo regulamento e siga as solicitações. O mais fácil será ingressar em Instituições particulares, através de transferências.

      Boa sorte!
      Qualquer outra dúvida, entre em contato novamente.

      Excluir
  37. Olá! Sou brasileiro e pretendo ano que vem me mudar para Portugal. Sou formado na Universidade Católica de Brasília, porém em um curso tecnólogo. Esses cursos têm validade em Portugal? Pois no Brasil vale normalmente como graduação. Aonde eu posso me informar? Pois estou querendo fazer minha pós-graduação em Portugal. Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bem, saber se vai ter validada em Portugal, somente poderá ter a certeza entregando o histórico escolar o diploma nos serviços academicos da faculdade. Na teoria teriam validade. Por exemplo, o meu diploma é de bacharelado, mas lá só existe licenciatura. E, mesmo assim validaram. E a validação foi feita pela própria Universidade. Diferente no Brasil que exigem inúmeros documentos para analisar a validade daquele curso.

      De qualquer forma, sugiro que você envie um e-mail para os serviços academicos da faculdade onde pretende cursar a sua pós-graduação.

      Boa sorte!

      Excluir
  38. Bom dia Helissa, minha filha gostaria de estudar medicina em Portugal, como são as provas, e teria outro meio de ingressar, exemplo, se matriculando em um curso aqui e transferindo para medicina ai.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Wilson.

      Bem, a faculdade de medicina é tão concorrida em Portugal quanto no Brasil. A prova para ingressar nesse curso nas Universidades é o concurso público de lá, que é tipo o nosso ENEM aqui. Os melhores pontuados conseguem escolher a universidade que quer e o curso de medicina.

      Para você transferir para a medicina lá, será mais fácil se fizer por uma Universidade Particular em Portugal. O que será muito caro. Mas seria a tentativa mais fácil, a princípio. Apesar da concorrência que essas também tem.

      O jeito para ingressar na medicina em Universidade pública é mesmo fazer a prova de concurso público. Veja as informações nesse link: http://www.candidatos.universia.pt/acceso-universidade/provas-ingresso/#

      Boa sorte e bons estudos!

      Excluir
  39. Oi Helissa,

    Primeiramente quero lhe parabenizar pelo blog. Ótimas informações.
    Se puder me tirar uma dúvida. Como todo mundo, tenho interesse em fazer mestrado em Portugal em Ciências da Comunicação ou Jornalismo.

    Li diversos sites de universidades e não entendi uma coisa. Preciso fazer esse mestrado integrado ou, como já tenho diploma de bacharelado no Brasil, posso fazer o mestrado direto?

    Uma amiga que mora em Coimbra me falou, não sei se é real, porque não vi isso em nenhum site, que existe um mestrado (tipo intensivo) que você cursa todas as disciplinas em um mês (para cumprir o primeiro ano) geralmente em julho. Dai pode voltar para o Brasil e continuar a pesquisa por aqui. Depois, no ano seguinte volta em julho para concluir e defender a dissertação. Procede isso? Existe algo assim por ai?

    Se puder me responder agradeço muito =) e novamente parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ricardo.
      Obrigada pelo contato.
      Mestrado integrado é o programa que inclui na licenciatura deles o mestrado.
      Você não precisa fazer o mestrado integrado (licenciatura + mestrado), desde que a faculdade de interesse oferte o curso de mestrado 2º ciclo correlacionado as Ciências da Comunicação. Procure no site da faculdade o menu sobre mestrado 2º ciclo e veja as ofertas de curso.

      A sua amiga de Coimbra está certa sobre a informação. Existe em Portugal faculdade que consegue ofertar este tipo de mestrado. Mas dificilmente você conseguirá o reconhecimento desse curso pelo MEC no Brasil, caso venha a precisar.

      Boa sorte!

      Excluir
  40. Ola! Eu li o seu texto e adorei todas as informações.
    Estou pretendendo ir ao Portugal daqui a mais ou menos 2 anos.
    Recentemente comecei a cursar arquitetura, e gostaria de concluir em Portugal.
    Tenho dupla nacionalidade, Japonesa e Brasileira. Voce saberia me informar se para quem tem a nacionalidade japonesa o procedimento é o mesmo?
    fico no aguardo

    reikay@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Arianna.
      Obrigada pelo contato.
      Somente países da união Européia têm direitos mais facilitados para o ingresso no estudo em Portugal.

      Você deverá pesquisar quais tipos de acordos o Japão tem com estudos e permanência em Portugal. Pelo o que eu saiba são até menores do que os direitos adquiridos pelo Brasil com Portugal, devido a parceria antiga entre ambos.

      Dica: entre no site da faculdade que tem interesse e pesquise sobre ingresso de estrangeiros.

      Boa Sorte!

      Excluir
  41. Olá, consigo visto de estudante em portugal me inscrevendo em algum curso de inglês, técnico ou algum outro que não seja faculdade ou ensino superior? Desde já agradeço sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Neco!
      Obrigada pelo contato.
      Essa resposta você conseguirá com o consulado de Portugal no Brasil. Deverá verificar junto a eles quais os critérios de grau de estudo para conseguir o visto de estudante. Pelo o que eu sei, curso de inglês pode ser considerado visto de estudante, se estiver em algum programa de intercâmbio.
      Boa sorte!

      Excluir
  42. Excelente texto... Estou concluindo curso de Licenciatura em História, e tenho este pensamento de realizar um mestrado em Portugal. Obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Madson!
      Obrigada pelo contato.
      Fico feliz em saber que as informações que deixo aqui sejam importantes e necessárias a vocês! Espero que na altura que precisar, sejam úteis!

      Boa sorte!

      Excluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Olá, meu nome é Camila
    tudo bem?
    Adorei o seu post, super completo!
    Tenho uma dúvida, espero que você possa me ajudar.
    Atualmente estou na Irlanda fazendo intercâmbio de inglês.
    Mas meu ano aqui acaba em março, e com isso meu visto vence. Meu visto de estudante, aqui.
    Bem, se eu tentar ingressar em alguma faculdade privada em Portugal, por transferência da minha faculdade também privada no Brasil, você sabe se eu posso permanecer em Portugal desde março (porque não teria mais opção de permanecer aqui) e esperar ate o inicio do ano letivo??
    Ou seja, posso entrar em março, com a entrada para o visto de estudante em uma universidade, mesmo que as aulas so comecem em setembro?
    Muito Obrigada, desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camila.
      Que bom que gostou!!! ;)

      Primeira opção; você terá que solicitar um visto temporário de estudante com a carta de aceite por alguma faculdade em Portugal. Para depois apresentar a matricula e conseguir seu visto de 1 ano.

      Mais uma opção; é você entrar em Portugal com o visto de turismo. Você terá 90 dias, para conseguir o visto de estudante. Logo, é tempo que terá para ter uma carta de aceite, para dar entrada no visto temporário, em junho.

      Outra opção é você começar com o trâmite de transferência e junto a faculdade em Portugal, conseguir a declaração que você está em processo de registro academico. E apresentar tudo isso para o SEF, para conseguir o seu visto temporário ou de 1 ano de estudante.

      Obs: eu acho que você não conseguirá entrar em março com o visto de estudante de uma faculdade em Portugal, porque não terá carta de aceite ou matricula.

      Boa sorte!

      Excluir
  45. Oi, meu nome é Renata. Estou terminando uma pós em gastronomia e gostaria de ir para Portugal fazer um mestrado em gastronomia. Podes me ajudar indicando uma universidade? Obrigada. Fico no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata!

      A única faculdade que conheço que ofereça esse tipo de curso e seja referência é a Escola Superior de Hotelaria e turismo do Estoril.

      Acesse:
      http://www.eshte.pt/

      http://www.eshte.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=63&Itemid=825

      Boa sorte!

      Excluir
  46. Olá Helissa, gostaria de saber se existem em Portugal algum mestrado semi presencial, pois tem no Brasil algumas empresas que dizem que se pode fazer o mestrado indo algumas vezes para Portugal tendo aulas durante 1 mês e fazendo a pesquisa aqui no Brasil. Você sabe se isso é real? michele_gene@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michele!
      Existe sim. Uma vez eu vi a oferta desse tipo para mestrado em direito.
      Mas a grande questão será você conseguir posteriormente a validação do seu diploma pelo MEC no Brasil.
      Boa sorte!

      Excluir
  47. Post muito informativo, mas queria fazer só um reparo: não é possivel gastar apenas 100€ em alimentação em Portugal! Sendo muito poupado, necessita no mínimo 200€, mas o ideal seria 250€!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anício!

      Muito obrigada pela colaboração na informação. Quando me referi ao gasto de 100 euros por mês, deve-se levar em conta o ano de 2012 e o almoço sendo no refeitório da Faculdade. Com certeza os custos dos alimentos e dos impostos aumentaram ao longo deste tempo. E, concordo que o ideal seria 250 euros.
      A sua informação será útil para que eu possa atualizar o meu post.
      Sempre que puder... continue contribuindo com outras informações!
      Obrigada!

      Excluir
  48. Boa noite, Helissa Santos , tudo bem?,eu me chamo Adalberto, e moro no Brasil, e gostaria de saber como está atualmente para morar em Portugal, pois meu sonho é morar na Europa , mais como não falo inglês, a melhor porta de entrada por ser idiomas parecidos , trabalhar em Portugal hoje , para estrangeiros é fácil?, aqui no Brasil sempre trabalhei em industrias como operador de maquinas de produção, em empresas como Gerdau S/A, AMBEV e etc.., Sou formado em técnico em segurança do trabalho, mais infelizmente sem sucesso em trabalhar na área, pois o Brasil infelizmente é muito egoísta, em dar oportunidades na minha área pelo menos! Outra pergunta quanto devo juntar para pelo menos passar uns três meses, já que é o período mínimo permitido por passaporte sendo estrangeiro? no meu caso seria um mochileiro! srsrrs..., pois sou de classe média pobre! kkkkk, se é que existe isso! E Me desculpa esse Brasil me faz surtar com tantas injustiças, e para fechar por enquanto, srsr, cidadania portuguesa, é verdade que só é possível depois de alguns anos, já que não tenho parentes e nem sou filho de um, ok?! aguardo resposta, boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adalberto!
      Tudo bem e com você?
      Ao ler sobre sua situação, aqui seguem minhas considerações.

      Opção 01 - entrar como turista
      1) entre em Portugal como turista, tendo 90 dias para permanecer e aproveitar para conhecer Lisboa.
      2) durante os 90 dias, busque um emprego na sua área. Se não conseguir, busque empregos como balconista, atendente, servente e auxiliar nos restaurantes e bares.
      3) no seu local de trabalho peça o contrato de trabalho e busque o SEF para dar entrada no pedido de visto de trabalho.

      Opção 2 - entre como estudante:
      1) siga as dicas do meu blog para estudar em Portugal, cursando uma pós-graduação ou um mestrado.
      2) faça o pedido de visto de estudante junto ao consulado de portugal no Brasil.
      3) entre em Portugal como estudante por 120 dias, e depois terá o visto temporário de 1 ano, podendo ser renovado de acordo com a duração do curso. Enquanto isso, busque emprego em que lhe dê o contrato de trabalho para quando estiver para terminar o visto de estudante. Obs: Saiba que legalmente você só pode trabalhar com o visto de estudante, em jornada de 4 horas por dia, na área correlacionada aos seus estudos.

      Informações sobre as suas dúvidas:
      1) O ideal seria você dispor de 700 euros por mês, buscando hospedagem em apartamento compartilhado nos bairros de intendente e martim moniz.
      2) a cidadania portuguesa só conseguirá após 6 anos de residência em Portugal, sem cometer atos ilegais.

      Conclusão:
      Entre como estudante, para poder se qualificar mais e ao mesmo tempo faça algum curso de inglês em Lisboa, pela própria faculdade em que for estudar. Assim, enquanto você se qualifica, poderá buscar um emprego para poder se manter em Portugal e conhecer pessoas que poderão lhe dar oportunidades diferentes. Saiba ainda que o inglês é fundamental na contratação em Portugal, na grande maioria dos cargos em que a remuneração possa ser melhor.

      Boa Sorte!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá, Adalberto!

      Qualquer lugar que você vá morar, algum tipo de preconceito poderá sofrer. Não acho que isso seria um problema para vocês. Em Portugal há inúmeros imigrantes de diversos lugares, sendo os principais na minha observação: países da África, Índia, China, Ucrânia e Brasil.

      Não acredito que vocês serão taxadas de alguma coisa. Podem é sofrer piadinhas e mal atendimento, apenas.

      A economia de Portugal vem se restabelecendo desde então. Estão bem melhores que nós no Brasil, com certeza. Ah! Eu moro no Brasil, não mais em Portugal. Então, não adianta nós trocarmos mensagem no whatsapp. Por isso, até sugiro a você editar seu texto para retirar o seu número do comentário, para que pessoas mal entensionadas não o utilizem.

      Conseguir emprego não é fácil, mas sempre há alguma vaga. Claro que a vaga ideal é mais difícil de conseguir. Por exemplo, consegue-se trabalho nas lojas dos chineses, mas dizem que a jornada de trabalho é puxada. Muitos conseguem trabalho em restaurantes, mesmo que seja em meio período - o que é comum por lá.

      Vocês conseguem emprego sem falar inglês, mas será mais difícil de encontrar, na minha opinião.

      Eu não conheço nenhuma agência de colocação de mercado e RH em Portugal. E, nem acredito que seja necessário. Vocês perceberão que existem inúmeros brasileiros por lá e outras pessoas que com o tempo você vai conhecendo e criando confiança. Sugiro que não tentem uma agência de trabalho ou alguém que lhes diga que tem trabalho, para não cair no risco do tráfico de pessoas.

      A minha dica final é: se joga. Vai para Portugal ficar como turista, aproveitar para conhecer a cidade de Lisboa, conhecer as pessoas que vivem lá, ou seja, tudo. E, tenta encontrar algum emprego. Se conseguir, fiquem e se regularizem. Se não, vai ter valido a pena na mesma! Experiências sempre são bem vindas, mesmo quando se passa por alguns apertos. Ah! Mas viaje com as passagens de avião de ida e volta.

      Boa sorte!

      Excluir
    4. Obrigado, pelas respostas, não consegui editar meus comentários, não me dava opção, tive que excluir, agora se Portugal , e você gostou tanto de lá porque voltou ao Brasil, já que a crise aqui é sem precedentes?, a respeito do watsApp, mesmo você morando no brasil seria interessante pra mim, ter seu numero, para maiores contatos e experiencia de vida sua nesse pais , pois perguntar tudo por um blogue, seria detalhes absurdos, do dia a dia , que você e nem eu teríamos tempo para escrever, fora que o texto ficaria absurdamente enorme!srsrs, se puder me passar sei lá por e-mail, agradeço, caso contrario, foi bom falar com você! bom dia, uma coisa estranha acontece, se você realmente mora atualmente no brasil, porque a mensagem que você envia pra mim e eu pra você, chega com fuso horário? quando deveria chegar ao mesmo horário de brasília, bjs bom dia., ah meu e-mail se você puder me passar seu watsApp, por aqui- adalbertovascodagama@hotmail.com

      Excluir
    5. Olá, Adalberto!
      Enviei um e-mail para você sobre suas dúvidas.

      Excluir
  49. Olá Helissa! Me chamo Isabella e moro no Brasil. Estou pensando em ir cursar Ciências da Comunicação na Universidade do Algarve por meio do ENEM, para trabalhar na área de publicidade. Gostaria de saber se a faculdade é considerada boa em Portugal, se existem oportunidades de estágio em agências na região de Faro... Enfim, qualquer informação no momento será bem vinda! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabella!

      Eu não conheço a Universidade do Algarve e não tenho referências sobre a mesma. A oportunidade de estágio sempre é possível, junto a Universidade e os acordos empresariais que venham a ter.

      Eu particularmente não conheço muito a região de Faro, só sei que é muito turística e de veraneio, onde grande parte dos turistas são oriundos da Inglaterra.

      Desculpa não poder te ajudar muito com as informações que deseja.

      Excluir
  50. Boa tarde Helissa,
    Acabei de terminar o primeiro período na faculdade Privada de Fisioterapia aqui no Brasil e me interessei na possibilidade de uma transferência para alguma faculdade em Portugal, e ao pesquisar através da internet acabei encontrando a Universidade do Lisboa.
    Não entendi sobre a propina, seria tipo uma taxa de matricula igual do Brasil?
    Existem bolsas de estudo que eu possa aderir?
    Eu posso entra para a universidade de Lisboa ou universidade do Porto ou preciso fazer alguma prova ?
    Parabéns pelo post... gostei muito.
    Aguardo resposta.
    Att,
    Mylla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mylla.
      Obrigada!!!

      A proprina refere-se a mensalidade ou anuidade. É o valor do curso a ser pago.
      Bolsa de estudo é muito dificil de conseguir, no momento. Você conseguiria se os nossos programas sociais do governo, como ciencia sem fronteiras estivesse funcionando bem. Na Europa, nao será possível conseguir sendo brasileira. Somente atraves de programas do nosso governo que estejam associados a eles.

      Sobre a transferência no ensino superior, você deverá buscar pelas normativas da faculdade na Universidade de Lisboa. Provavelmente terá que fazer prova e análise de histórico escolar. É um processo muito difícil. O mais fácil é você transferir para alguma universidade particular em Portugal. A Universidade de Lisboa e a Universidade do Porto são públicas.

      Boa sorte!

      Excluir
  51. Foi de grande valia seu blog pra mim. Obrigada querida por disponibilizar estas informações. Sucesso pra você Helissa!! Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lene.

      Muito obrigada pelo comentário! Fico muito feliz em poder lhe ajudar!

      Excluir
  52. Olá Helo,
    Sou estudante de direito, estou no 8º semestre. Como faço para transferir-me para a Faculdade de Lisboa?minha faculdade precisa ter convênio com a de Lisboa, ou não? Tenho passaporte europeu, pois sou filha de português.
    A minha grande dúvida é se é preciso minha facul aqui ter convenio com a facul dai para que eu consiga a transferência. Há alguma prova obrigatória?
    Estarei indo pra Portugal em janeiro, mas preciso dessas respostas antes, pois preciso me organizar antes de chegar. Se puder me ajudar a tirar essas dúvidas, agradeço muito.
    Seu blog é muito bom, parabéns!
    Elizabeth Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Desculpa só conseguir te responder agora.
      Aconselho que você tire essas dúvidas pessoalmente no serviços academicos da faculdade de direito da Universidade de Lisboa.

      Se a sua Universidade no Brasil tiver algum convenio será muito mais fácil. Se não tiver, o processo é complicado - terá que fazer prova e passar por análise de histórico escolar, no mínimo. Mas como você tem a nacionalidade portuguesa, isso talvez possa facilitar as coisas.

      Outra sugestão é você entrar no site da faculdade de direito na Universidade de Lisboa e buscar pelas normas para transferências de estrangeiros.
      http://www.fd.ulisboa.pt/internacionalizacao/

      Boa sorte!

      Excluir
  53. Olá Helissa,
    Gostei bastante do blog, parabéns! Sou estudante de medicina veterinária na Universidade Federal de Lavras e gostaria de transferir para Universidade do Porto e concluir o curso em Portugal. Poderia me ajudar? O diploma da Uporto é válido nos outros países da UE? Também tenho cidadania italiana, vc acha melhor tentar como brasileira ou italiana?

    Obrigada desde já.
    Leticia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada!!

      Sim, o diploma da Uporto é valido nos outros países da UE. No Brasil será necessário a validação.

      Sempre é melhor tentar o processo de transferencia como italiana. De qualquer forma, o processo será dificil, pois é muito provavel que tenha que fazer prova e análise do historico escolar. O mais facil, ainda mais como italiana, será pedir transferencia pra uma faculdade particular em Porto.

      Veja as regras no site
      https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=gateway-estudantes-internacionais

      Boa sorte!

      Excluir
  54. Olá. Meu filho esta se formando em administração e gostaria de fazer uma pós graduação em Portugal. Ele tem dupla nacionalidade portuguesa. O que você me indicaria fazer? Fazer a pós como cidadão português ou brasileiro? E por onde começar? Abraço grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça como português querido, o ensino de portugal, não tem nem comparação com a do Brasil!, abraços

      Excluir
    2. Olá!

      Participar da seletiva de ingresso como português lhe trará mais facilidades em alguns aspectos burocráticos. Ingressar como brasileiro será ótimo para a Universidade que vai contabilizar a entrada de mais um estrangeiro, o que facilita o ingresso, caso haja poucas vagas.

      Em resumo, acho que o melhor será entrar como português, para que o trâmite de entrada no país seja fácil e você diminua todo o processo burocrático. Não acredito que tenham poucas vagas na pós-graduação.

      Você deve começar pesquisando a faculdade e a universidade que deseja cursar a pós em administração. Depois, buscar pelas regras para participar da seletiva. Saiba que normalmente o processo seletivo se inicia a partir de maio.

      Boa sorte!

      Excluir
  55. Olá boa noite,

    Quero lhe dar os parabéns pelo excelente trabalho que tem feito neste blog, tenho lido com atenção e vou seguir para aprender com você. Estou em Portugal há pouco tempo, procurando uma Universidade para a minha filha.
    Procuro uma Universidade que possibilite a transferência, da Universidade Nilton Lins, na qual a minha filha está iniciando o seu 3º Ano de Curso de Medicina Veterinária. Enviei vários emails para Universidades Portuguesas, estando a aguardar resposta. Se me puder dar indicações agradeço, a nível de Universidades e apoios de intercambios ou do Estado.

    Continue com o excelente trabalho.

    Obrigado

    Beijos para vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Grace!

      Insista na busca e vai conseguir.
      O mais fácil será a transferência para alguma universidade particular. O que se torna mais caro. O processo de transferência para Universidade pública será muito dificil, mas não é impossível.

      Sempre que tentar entrar em contato com a universidade, fale com os serviços academicos e procure por algum grêmio ou associação de estudantes.

      Talvez a Universidade pública com ingresso por transferência com mais acessibilidade seja a UPorto.

      https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=gateway-estudantes-internacionais

      https://sigarra.up.pt/icbas/pt/cur_geral.cur_view?pv_origem=CAND&pv_curso_id=1290

      Tente também entrar em contato com este:
      Serviço de Relações Internacionais da Universidade do Porto
      E-mail: international@reit.up.pt
      Se preferir agende uma visita pelo site
      http://international.up.pt/service_registration/form

      Boa sorte!

      Excluir
  56. Oi Helissa, conteúdo maravilhoso, li cada letrinha hehe
    Tenho uma grande questão.
    Estou cursando pedagogia - ultimo semestre.
    O que valeria mais a pena. Concluir a graduação aqui e tentar o pós ai?
    Ou interromper a graduação aqui e continuar ai?
    Lembrando que para conseguir me manter, seria necessário que ao mesmo tempo, eu trabalhasse. E futuramente gostaria de obter cidadania(reconheço a dificuldade) portanto gostaria de fazer tudo pelo caminho mais correto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada!!!

      Vale mais a pena pela facilidade dos trâmites, você terminar a graduação no Brasil e participar do processo seletivo da pós em Portugal. Saiba que os processos seletivos inciam-se normalmente a partir de maio.

      Dificilmente você conseguirá se manter no inicio atraves de algum trabalho. Até porque seria ilegal. Você ao entrar como estudante em Portugal, terá que cumprir com a normativa de só trabalhar em meio período e na área em que estuda. Acho que você conseguirá algum estágio, após 3 meses, e essa renda poderá ser complementar a sua.

      Logo, tenha economias para se manter por três meses e depois equilibre com a renda de um estágio.

      Outra questão, uma das regras do Consulado de Portugal no Brasil é você conseguir provar para eles que tem renda para se manter, seja por você ou de algum parente/amigo.

      Não desista pela grana, tente ao máximo ingressar e permanecer até conseguir se estabelecer pelos trabalhos formais.

      A cidadania não é tão difícil. Basta você permanecer no país legalmente estudando ou trabalhando por 6 meses.

      Boa sorte!

      Excluir
  57. Helissa, belo Post!!

    Estou com dificuldades na orientação para concluir minha dissertação de Mestrado para o Cusro de Engenharia Industrial que comecei em uma universidade de Portugal.
    Gostaria de saber se existe possibilidade de eu pedir transferência para alguma universidade do Brasil, em especial em Manaus!
    Gostaria de finalizar por aqui, tenho toda a grade de disciplinas já concluída, faltando somente a dissertação. não me importo se tiver cursar mais algumas disciplinas por aqui. Me ajuda por favor!
    mrrn2006@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que gostou do post.
      Desculpa pela resposta.

      Pelo o que eu saiba, você pode solicitar a transferência do seu mestrado em Portugal para alguma Universidade em Manaus. Mas esse trâmite vai depender exclusivamente da Universidade em Manaus, que muito provavelmente lhe pedirá a validação da ementa das disciplinas cursadas até o momento. Para Portugal é bem simples transferir. O difícil vai ser você conseguir dar conta de toda a burocracia que a Universidade em Manaus, provavelmente, irá lhe exigir.

      A minha dica é primeiro você encontrar uma Universidade em Manaus que ofereça o mesmo mestrado que você está cursando em Portugal. Então, averiguar com eles os trâmites para transferência.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Oi Helissa. Tudo bem?
      Vou fazer intercâmbio em Portugal no mês de Janeiro,curso Pedagogia e estou em dúvida entre Ulisboa e Ucoimbra. Você saberia me dizer qual é melhor para meu curso? Bjs

      Excluir
    3. Oi Helissa. Tudo bem?
      Vou fazer intercâmbio em Portugal no mês de Janeiro,curso Pedagogia e estou em dúvida entre Ulisboa e Ucoimbra. Você saberia me dizer qual é melhor para meu curso? Bjs

      Excluir
  58. Ola Helissa! Muito boas suas dicas! Com certeza, ajudam muitas pessoas!
    Tenho graduacao em administracao de empresas e pos graduacao em psicopedagogia no brasil. Com esses cursos, consigo entrar em alguma pos graduacao ou mestrado na area de educacao em portugal ou para isso teria que concluir uma licenciatura em pedagogia. E caso isso se faça necessário, posso iniciar a graduacao em pedagogia aqui e continuar em portugal, a partir do segundo semestre? Pretendo me mudar no inicio de 2017. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!

      Obrigada pela sua mensagem.
      Você só saberá sobre a possibilidade de ingresso num mestrado em educação em Portugal, quando você decidir por qual faculdade e Universidade em Portugal. Porque vai depender das exigências deles para que você participe da seletiva.

      Se exigirem uma licenciatura na área de educação, não adianta você começar a cursar no Brasil, para só depois de 6 meses você poder começar o trâmite de transferência para Portugal. Já que a exigência seria a conclusão de uma licenciatura.

      Antes de você tomar qualquer decisão, pense nos seus objetivos.
      Pelo visto, você deseja cursar um mestrado na área de educação em Portugal. Então, primeiro passo é escolher a faculdade em Portugal e ver sobre as exigências dele para a seletiva, que normalmente ocorrem de maio a julho.

      Veja o que acha da Universidade de Lisboa. Encontrei o mestrado em educação com especialização em várias vertentes.

      http://www.ie.ulisboa.pt/portal/page?_pageid=406,1823792&_dad=portal&_schema=PORTAL

      Boa sorte!

      Excluir
  59. Olá Helissa! Parabéns pelo seu post, super esclarecedor e você super atenciosa e solicita, dá gosto de ler tudo!!
    Sou estudante de Arquitetura e Urbanismo, 2 período, faculdade particular. Primeira questão vc pode me ajudar com indicações de faculdades de arquitetura em Portugal?
    Tenho 2 filhos brasileiros 11 e 9anos, e um com dupla cidadania(alemã/brasileiro) 1 ano e meio. Vc acha que consigo levá-los comigo? tenho recursos financeiros para mantê-los em Portugal comigo, a minha dúvida é se consigo visto para eles tb.
    Pretendo morar na Europa, pois a família do meu pequeno está na Alemanha e Suíça e me nós damos muito bem, e quero o melhor melhor pros meus filhos é claro, mas não quero me casar para conseguir visto nem pretendo abandonar meu curso, então achei que ir estudar em Portugal poderia ser a solução. Falo inglês fluente, alemão e espanhol, você acha que eu conseguiria estudar e trabalhar ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Muito obrigada pelos elogios.
      Fico feliz que tenha gostado!

      Para começar eu sou fã da Universidade de Lisboa, pois foi onde eu fiz meu mestrado. Então, te indico a faculdade de arquitetura deles:
      http://www.ulisboa.pt/home-page/estudar/cursos/mestrados/

      Sobre você conseguir levar seus filhos, acredito que será muito possível. Mas essa decisão caberá ao Consulado Geral de Portugal no Brasil. Acredito ser possível, se você conseguir provar a eles que tem condições financeiras de bancar tudo pelo período do visto do estudo, que será no mínimo de 1 ano.

      Quanto a emprego, durante o tempo do visto de estudante, você só poderá trabalhar legalmente por até 4 horas e na área restrita a que você estuda. Por outro lado, com a quantidade de línguas que você fala, será muito fácil - na minha opinião, encontrar um trabalho de 4 horas durante os estudos e, posteriormente um emprego de 8 horas. Depois de 4 meses que você tenha conseguido o emprego com contrato - já com o visto de estudante estando para finalizar - você poderá começar o processo para ter o visto de trabalho. E, quando você totalizar 6 anos de moradia em Portugal, poderá dar entrada no visto permanente.

      Qualquer outra questão, entre em contato novamente.

      Boa sorte!

      Excluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Olá Helissa !

    Tudo bem ?

    O curso de mestrado da universidade de Lisboa é bom na área de gestão internacional ou relações internacionais ?

    Além da nova universidade de Lisboa há outras boas universidades na área de gestão internacional e relações internacionais ?

    Grata ,

    Jaqueline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jaqueline!

      Tudo bem e com você?
      Eu não conheço ninguém que esteja cursando ou já tenha cursado esse mestrado na Universidade de Lisboa. Mas eu gosto muito da qualidade do ensino na Universidade de Lisboa.


      Olhe, eu tenho um amigo que fez o mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Nova de Lisboa. Ele falava muitíssimo bem. E, concluiu com mérito! Hoje ele está muito bem encaminhado, de volta ao estado dele no Maranhão.

      De outras Universidades nessa área, eu não saberia te indicar.

      Boa sorte!

      Excluir
  62. ola boa tarde tenho uma prima que faz odontologia no brasil e esta no segundo ano da faculdade ela pode transferir pra estudar aqui em portugal COMO FICA SEU PROCESSO DE LEGALIZAÇAO ELA PRECISA PEDIR VISTO ESTUDANTE????OBG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim!
      Quando ela conseguir iniciar o trâmite de transferência com a Universidade em Portugal, ela deverá ter em mãos a carta de aceite. Que irá conferir que a inscrição/transferência dela está garantida. Depois disso, ela deverá entrar com o pedido de visto de estudante no Consulado Geral de Portugal no Brasil, seguindo todas as exigências. Quando ela conseguir o visto temporário de estudante que é de 180 dias; ao ingressar em Portugal ela terá esses 180 dias para conseguir junto ao SEF de Portugal o seu visto de estudante de acordo com a duração do curso dela. Normalmente, eles dão 1 ano e ela precisando de mais tempo no curso, basta comprovar e para ganhar mais tempo de visto de estudante.

      Boa sorte!

      Excluir
  63. Olá quero muito transferir meu curso de arquitetura e urbanismo para Portugal ,eu e meu esposo cursamos o mesmo curso
    Mas precisamos trabalhar tb pra manter em portugal ,é possível? O custo da faculdade é muito caro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pelo contato!
      Sempre é possível trabalhar enquanto faz o curso. Mas com o visto de estudante, legalmente você só pode trabalhar em regime de 4 horas na área de estudo de vocês. Logo, será um pouco difícil no início vocês conseguirem estágio. Além disso, para adquirir o visto de estudante, terão que comprovar renda para se bancar durante o período do curso.
      O custo da (propina) - como se chama a mensalidade/anualidade, depende da faculdade que você escolher. Essa resposta você vai conseguir, entrando no site da universidade escolhida, depois na faculdade de arquitetura, e buscar a informação sobre propina. De qualquer forma, saiba que o custo da faculdade em Portugal é bem menor do que no Brasil.

      Boa sorte!

      Excluir
  64. Boa tarde Helissa!
    Sou estudante de gastronomia e estou vendo alguns programas de bolsas para Portugal, mas estou com dificuldades de encontrar universidades que tenha gastronomia. Você saberia algumas universidades que tenha o curso, fora a Escola Superior de Hotelaria e turismo do Estoril. Pois até tenho uma lista de universidades que eu conseguiria pelo Santander, mas não estou conseguindo saber quais tem o curso de gastronomia. Desde já agradeço sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabrielly.

      Obrigada pelo contato.
      Infelizmente, só conheço a ESHTE. É das melhores, pode confiar.
      Quais seriam essas universidades pelo santander? Talvez eu possa pesquisar também.
      Até a próxima.
      Bjs.

      Excluir
  65. Boa noite! Como vai? Gostei bastante do que escreveu, mais tenho algumas duvidas, talvez você consiga me ajudar. A Universidade de Aveio tem um programa de Mestrado legal. Porém, não sei se os diplomas fornecidos por ela tem validade aqui no Brasil. Você saberia me dizer se tem?? Ou se ao menos e fácil conseguir? Desde já obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá! Vou bem e com você?
      Obrigada pelo contato.

      Qualquer curso que você venha a fazer em Portugal, primeiramente deve ser reconhecido e regulamento pelos órgãos portugueses. Os trâmites de validação do diploma no Brasil vão depender de inúmeros fatores. O primeiro deles é a semelhança da grade curricular e carga horária do seu curso com algum oferecido pelas Universidades no Brasil. Depois que você encontrar o curso que fez bem idêntico no Brasil, você entra com o processo de validação nessa Universidade no Brasil. Existe uma lei que normatiza qualquer validação por qualquer Universidade Brasileira.

      Lei 9.394/1996 e Resoluções CNE/CES nº 1/2001 e 3/2011.

      A Universidade Brasileira em que você entrar com processo de validação lhe orientará sobre todo o procedimento e documentação necessária para abrir o processo que pode durar 1 ano de análise e algumas solicitações necessárias de complementação.

      Conclusão: faça seu curso em Portugal, pois vale a pena. Você só irá precisar dessa validação do diploma se for prestar concurso público e/ou ser professor numa Instituição Pública. Enfim, faça o curso, pois o futuro você não saberá, profissionalmente falando. Mesmo que tenha planos. O reconhecimento do seu diploma pelo mercado privado é gigantesco.

      Qualquer coisa, entre em contato novamente comigo.
      Boa sorte!

      Excluir
  66. Olá Heloissa, tudo bem? Não sei por onde começar a iniciar meu processo para ingressar no mestrado em Portugal. Sou formada em nutrição e estou terminando minha pós de nutrição clínica e esportiva em março do próximo ano. Então quero dar entrada quando eu terminar minha pós graduação. Por onde começo? No momento tenho interesse em ingressar na universidade de Porto, mas se você conhecer outras na minha área seria de grande ajuda. Como é o criterio de aceitação/aprovação para ingressar? Ddesde já, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice.

      Tudo bem e contigo?
      Bem, pra começar, você vai fazer muita pesquisa no google. Vai buscar todas as universidades que tem em Porto. Eu recomendo a principal, Universidade do Porto. No site da universidade, você deverá encontrar a faculdade na sua área de nutrição e pesquisar sobre o período de candidaturas do curso que você deseja. Eu sugiro um mestrado.

      Numa breve pesquisa já encontrei esses links para você:
      https://sigarra.up.pt/fcnaup/pt/cur_geral.oferta_formacao_view

      https://sigarra.up.pt/fcnaup/pt/cur_geral.cur_view?pv_origem=CAND&pv_curso_id=834

      https://sigarra.up.pt/fcnaup/pt/cur_geral.cur_view?pv_origem=CAND&pv_curso_id=832

      https://sigarra.up.pt/fcnaup/pt/cur_geral.cur_view?pv_origem=CAND&pv_curso_id=11721


      Depois que você conseguir essas informações, você deverá seguir o passo a passo para se candidatar e enviar toda documentação necessária e até fazer uma prova, caso solicitem.

      Decida por qual mestrado você prefere e se prepare para o período de candidatura. Normalmente, ocorrem nos meses de maio a julho. O ano letivo é dividido em dois semestres: setembro a fevereiro e fevereiro a julho.

      Os critérios de aceitação nas seletivas varia para cada faculdade e da quantidade de concorrentes. Normalmente, é por mérito de currículo e/ou provas.

      Qualquer coisa, volta a falar comigo.

      Boa sorte!

      Excluir
  67. Ola, Helisa!
    Meu nome Esmeralda , sou Brasileira e tenho em mente fazer a transferência do meu curso que faço aqui no brasil, ai para portugual. Tenho duvidas e curiosides. preciso saber do que realmente eu preciso solicita da minha faculdade brasileira para enviar para faculdade portuguesa incialmente ? e como eu faço isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Primeiramente, você deve pesquisar sobre o curso que deseja fazer na faculdade escolhida em Portugal. Para saber se eles aceitam transferências internacionais e como ocorre. Cada Universidade tem seus critérios. Você terá que entrar no site da faculdade em Portugal e pesquisar bem ao certo os critérios de transferência de matrícula. Se a transferência for para alguma faculdade particular, o trâmite será mais fácil. Se for para pública, é muito difícil conseguir, a não ser que a sua faculdade no Brasil tenha algum convênio ou acordo com a faculdade de Portugal.

      Depois que você pesquisar tudo isso, você saberá quais documentos serão necessários para requeri na sua faculdade no Brasil.

      Qualquer coisa, volta a falar comigo.
      Boa sorte!

      Excluir
  68. Olá Helissa
    Curso psicologia, estou no 7˚semestre gostaria de transferir o meu cirso para Portugal, você poderia indicar alguma instituição em algarve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu!

      Eu não conheço bem as universidades em Algarve. Logo, não tenho nenhuma indicação a lhe fazer. Só sei que a principal de lá é a https://www.ualg.pt/pt

      Boa sorte!

      Excluir
  69. Boa noite, Helissa Santos, estou com o projeto de cursar na Universidade de Lisboa, o Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas, Especialidade Direito Administrativo, em 2017, para início de 2018; dessa forma, solicito, se possível, a sua ajuda sobre se, para a admissão, eu teria de comprovar, por meio de alguma avaliação e/ou certificado, o domínio de uma segunda língua? E, em caso afirmativo, qual seria tal língua em exigência?

    Muito agradecido, e aguardo com ansiedade por mais essa ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fábio.

      Normalmente, eles exigem que você comprove sim o domínio da língua inglesa. Para tal, é comum eles exigirem que você faça uma prova de proficiência para admissão na candidatura, seguindo a normativa do processo de acordo com o curso. Além disso, também podem lhe exigir que faça mais uma prova de proficiência quando começar o curso para verificar a veracidade.

      De qualquer forma, vou verificar com uma amiga que fez esse curso, para ver com ela como que foi exatamente.

      Voltarei a falar com você!

      Excluir
    2. Recebi a resposta da minha amiga.
      Ela disse que na época, há 5 anos, não teve que comprovar nada quando ingressou e nem na candidatura. Mas os professores passam inúmeros trabalhos em que a consulta é feita em livros de diferentes linguas. Então, o ideal é que você pelo menos seja fluente em inglês.

      A resposta que eu lhe dei antes, referia-se a minha experiência. No meu curso exigiram exatamente o que falei, há 5 anos.

      Excluir
    3. Oh, Helissa Santos, muitíssimo grato por essa sua imensurável colaboração. Bem, então, retomar o, agora, improtelável cursinho de inglês, né!? Rsrs. Na verdade, eu sabia que essa necessidade uma hora ir-me-ia cobrar!

      Excluir
  70. Olá! Adorei o blog. Por favor me tire uma dúvida: se eu conseguir realizar um curso de mestrado em Aveiro, como posso saber se conseguirei o reconhecimento do diploma no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O reconhecimento do seu diploma pelo MEC vai depender de você encontrar no Brasil um curso muito similar. E, através da faculdade desse curso no Brasil, você poderá entrar com o pedido de reconhecimento. O custo é alto, começando com a média de R$ 600 para a faculdade que analisará sua documentação, fora toda documentação que eles solicitam para comprovar a veracidade do seu diploma.

      Esse reconhecimento pelo MEC só será importante se você quiser alguma coisa relacionada a área acadêmica pública, principalmente. De resto, você conseguirá posições no mercado muito favoráveis por ter estudado fora.

      Conclusão: você não tem como ter a certeza que o seu certificado será reconhecido pelo MEC, isso vai depender de vários fatores. O importante é você não deixar de fazer o curso em Aveiro por causa disso. No final, sempre se dá um jeito, mesmo que dure anos.

      Boa sorte!

      Excluir
  71. Olá! Adorei o blog. Por favor me tire uma dúvida: se eu conseguir realizar um curso de mestrado em Aveiro, como posso saber se conseguirei o reconhecimento do diploma no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sara!

      O reconhecimento do seu diploma pelo MEC vai depender de você encontrar no Brasil um curso muito similar. E, através da faculdade desse curso no Brasil, você poderá entrar com o pedido de reconhecimento. O custo é alto, começando com a média de R$ 600 para a faculdade que analisará sua documentação, fora toda documentação que eles solicitam para comprovar a veracidade do seu diploma.

      Esse reconhecimento pelo MEC só será importante se você quiser alguma coisa relacionada a área acadêmica pública, principalmente. De resto, você conseguirá posições no mercado muito favoráveis por ter estudado fora.

      Conclusão: você não tem como ter a certeza que o seu certificado será reconhecido pelo MEC, isso vai depender de vários fatores. O importante é você não deixar de fazer o curso em Aveiro por causa disso. No final, sempre se dá um jeito, mesmo que dure anos.

      Boa sorte!

      Excluir
  72. Saudações,

    Gostei imenso do teu blog por informar as pessoas de maneiras a ajuda-las.
    Por favor me informe o seguinte:
    Estou a fazer a Graduação distancia, curso Tecnologo com duração de Dois Anos e Meio, faculdade AIEC Brasil. Pretendo fazer mestrado em Portugal. Sera que o Certificado é valido e quais são os procedimentos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adilson.

      Boa pergunta! Eu não saberia te responder. O melhor que tem a fazer e enviar e-mail para os serviços academicos da faculdade onde pretende fazer o mestrado em Portugal e enviar a eles uma cópia digitalizada do histórico escolar e do certificado. Pergunta a eles, se eles reconhecem o seu certificado como nível superior.

      Boa sorte!

      Excluir
  73. GENTE, UM ALERTA! CUIDADO PARA NÃO PERDER A VAGA! Eu me enrolei toda com a documentação e quase perdi a vaga na universidade, no final achei uma empresa que me ajudou muiiiito e só não perdi a vaga porque a empresa entrou em contato e mandou a documentação correta e ainda falou diretamente com a universidade Lusófona.
    Foi um achado na minha vida, ela me ajudou em tudo, a candidatura, a matrícula, o visto de estudos e minha primeira semana em Portugal. To aqui super feliz e indicando mesmo porque sei o quanto é difícil esse processo, tentei me basear pelo que li na internet e quase me dei mal, se você tá perdido como eu fiquei. Super indico, meu visto saiu bem rápido e deu tudo ok no processo. O e-mail deles é reservas@consultorie.com e whatsapp: +55 21 985432681.

    Helisa, muito obrigada por esse post esclarecedor. Você foi o início dessa minha jornada!
    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carla.

      Obrigada pela dica.
      Mas nem todo mundo tem dinheiro para investir numa agência intermediadora para esses processos. Se a pessoa for bem organizada e seguir o passo a passo que explico aqui no blog, conseguirá retirar tudo por conta própria: visto de estudante, candidatura a vaga, envio das documentações aos serviços acadêmicos da Universidade, aluguel de quarto, etc.

      Ah! E não existe processo rápido para sair o visto. Mesmo com uma agência, você terá que retirar todas as documentações que o consulado solicitar em cartório, carta de aceite da Universidade, Declaração de Bens, etc. etc. E, dependendo da cidade onde seja o consulado tem que ir dois dias lá: um dia para pegar a senha de agendamento e outro para ser atendido.

      Outra coisa: não tem como perder a vaga. Vocês apenas têm que se programar para chegar em Portugal uma semana antes do período de matrícula na Universidade.

      Saibam que mesmo se contratarem despachantes para fazer esses serviços, o que será bem caro, o tempo de espera será o mesmo.

      De qualquer forma, se vocês se sentem mais seguros fazendo por agências de intercâmbio e dispõe de dinheiro para tal, é um dos caminhos.

      Boa sorte!

      Excluir
  74. Olá Helissa, parabéns pelo blog! Show! Tenho uma dúvida que talvez você possa me ajudar. Estou pesquisando sobre equivalência de título de Medicina em Portugal (validação de diploma) e estou com duas informações um tanto quanto destoantes. Mandei e-mail para duas universidades de Portugal e eles me enviaram o processo que incluía prova teórica, prova prática e, no final, apresentação de monografia/dissertação. Porém, ao contactar a empresa Luso Brasil Acadêmico (LBA) eles me disseram que basta a apresentação da monografia/dissertação ou relatório curricular circunstanciado. Sabe me informar se esta informação do LBA procede? Saberia me dizer alguma coisa sobre mercado médico em Portugal? Obrigado pela atenção Helissa! Abraço, Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz!

      Desculpa a demora em lhe responder.

      Eu não conheço muito sobre o mercado de medicina em Portugal.
      De qualquer maneira, acho que essa equivalência vai depender do seu objetivo, se for para estudar ou trabalhar. Se for pra estudar, como se candidatar a algum mestrado ou doutorado, terá que seguir as regras da Universidade que optou. Quanto a trabalho, não sei lhe informar.

      Obrigada pelo contato!
      Boa sorte!

      Excluir
  75. Muito interessante. Obrigado pela informação !

    ResponderExcluir
  76. Olá,

    excelente a postagem. Parabéns!! Estou me mudando para Portugal (Porto ou Lisboa, ainda definindo) por uma oportunidade, mas estou no 5° semestre da minha faculdade e queria entender mais sobre o processo de transferência para uma universidade pública aí. Tens alguma informação que possa me ajudar?

    Obrigado,
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, César.

      A transferência para Universidade pública é muito difícil, ainda mais para o grau de licenciatura. Você deve mesmo entrar em contato com a faculdade e saber as regras deles para transferências de títulos estrangeiros, às vezes, tem parceiras que facilitam.

      Obrigada pelo contato.
      Boa sorte!

      Excluir
  77. Estou indo em janeiro com visto de turista e tentar uma vaga em um curso de POS graduação. Vc acha que consigo um visto de estudante nesse período ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edilane.
      Acredito que seja difícil conseguir o visto de estudante agora. Pois, vai precisar da carta de aceite da Faculdade. E, para isso, vai precisar passar pelo processo seletiva da vaga. Normalmente, as vagas só abrem entre maio a julho. Pois, o ano letivo começa em setembro.

      Se você já está indo para tentar essa vaga, acredito que é porque esse processo seletivo esteja em aberto, certo? Se sim, você pode tentar o processo do visto de estudante pelo SEF em Lisboa.

      Obrigada pelo contato.
      Boa sorte!

      Excluir
  78. Olá, Paulo.

    Obrigada pelo contato.
    Eu sugiro que você busque pelo Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Nova de Lisboa. É uma das melhores referências.

    Entre no site dessa Universidade e pesquise pelas regras e períodos de candidatura para a seletiva de mestrado. Depois, é só seguir o passo a passo deles.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  79. Olá Helissa, parabéns pelo blog, em especial por esse post bastante informativo. Estou considerando a possibilidade de realizar um curso mestrado em Portugal na área de Engenharia Informática e, das informações que consegui coletar nos sites das universidades quanto à proprina (anualidade), as únicas que estipulam valores menores para alunos brasileiros ou da CPLP do que para alunos internacionais em geral foram: UPorto, ULisboa e UBI (Universidade da Beira Interior). A reputação das duas primeiras já é bastante bem reconhecida interncionalmente, caso eu tenha a sorte de ser selecionado por uma delas, não seria uma escolha difícil. Porém, quanto a UBI, creio que por ser uma universidade jovem, cerca de 30 anos de fundação, é mais difícil de encontrar relatos sobre a qualidade do ensino e a reputação geral dela. Você teria algo a dizer sobre ela?
    Outra questão na mesma linha: sobre os Institutos Politécnicos (IP), como eles são geralmente vistos na comunidade acadêmica de Portugal? Encontrei opções interessantes de cursos de mestrado na área de Informática/Computação nos IP's de Lisboa, Porto, Coimbra, Setúbal e Viseu.
    Caso você tenha alguma informação ou fonte de pesquisa sobre propinas diferenciadas para estudantes brasileiros ou da CPLP, ficaria agredecido de saber. :)
    Até!

    ResponderExcluir
  80. Olá, boa noite.
    Gostaria de fazer uma graduação em Gastronomia. Não consigo achar cursos superiores em Gatronomia. Teria outro nome?Só acho or cursos técnicos ou cursos rápidos.
    Poderia me indicar algum?

    Att.
    Paula Barbério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula.

      Espero que ainda esteja a tempo.
      O único local que indico é: http://www.eshte.pt/

      Boa sorte!

      Excluir
  81. Olá Helissa! Que maravilha suas informações... gostaria de saber se a Luso Brasil Acadêmico é confiável... desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ligia.

      Eu não conheço essa empresa, pessoalmente.
      Eu não vejo necessidade de ter uma intermediaria para estudar em Lisboa. Acho que você só vai gastar mais por isso. Confie em você e siga em frente. Pesquise e pergunte para conseguir seguir os tramites legais. Não é dificil, só toma tempo.

      Boa sorte!

      Excluir
  82. Helissa, primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo trabalho, é de grande valia. Pretendo me candidatar a uma vaga de mestrado em psicologia na Ulisboa. Porém nao conheço ninguem que tenha feito mestrado lá, você sabe me falar se o curso de mestrado em ciencias cognitivas é conceituado? Att, Raphaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raphaela.

      Desculpa a demora em responder.

      Eu não conheço ninguém que faça ou tenha feito mestrado nessa área, na ULisboa. Normalmente, os mestrados na ULisboa são bem conceituados. Tenho certeza que você não vai se arrepender.

      Boa sorte!

      Excluir
  83. Boa tarde, ótimo seu resumo. Você sabe em relação a trabalho em Portugal? Temos como estudar e trabalhar? Meu caso seria via intercâmbio com minha instituição aqui e uma em Vila Real, UTAD, é a única que tem parceria com a instituição para meu curso. Tem opções como a do Poto, porém sem meu curso. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa.

      Sim, com o visto de estudante você consegue trabalhar e estudar, mas somente pode trabalhar em part time e em atividades correlacionadas diretamente com sua área de estudo, para ficar dentro da legalidade. O mais importante é você ir e estar matriculada no curso. Depois, você verá que portas se abrirão e quem sabe conseguirá um estágio até pela faculdade ou participar de projetos - tudo remunerado.

      Boa sorte!

      Excluir