Em Portugal aprendi...


1. Que não devia acreditar em tudo o que ouvia e não dizer tudo que pensava.

2. Grande parte do meu crescimento como pessoa veio através de dificuldades e desafios. Abracei a causa e soube que me tornaria melhor, mais forte e mais sábia por causa deles.

3. A arte de ouvir ainda é um exercício em que não sou nota 10.

4. Apreciei a beleza desta terra e ao redor dos lugares que passei.

5. Percebi que eu tenho o direito de ser feliz mesmo errando, aprendendo e decidindo meu caminho.

6. Coisas que não vou esquecer: as palavras que me animaram, as palavras que me ofenderam, o tempo que aqui se passou e as oportunidades que tive e que criei.

7. Por um momento não senti medo de nada, me sentia gigante, estonteante e impossível de ser derrotada... Era a sensação de liberdade e domínio da própria vida, antes nunca sentido.

8. Tive que aprender a ser atenciosa e cuidadosa com o que saía da minha boca, pois eram com aquelas palavras que eu criava a minha realidade e trilhava meu caminho.

9. Tenho tanta história pra contar, tantas fotos pra mostrar, tantas coisas pra lembrar, que se você souber vai morrer de rir e de chorar.

10. A academia na sua real, formal e elitizada forma é tão inútil, longe da realidade que o abismo entre ela a iniciativa privada parece ser incurável.

11. A minha linguagem e forma escrita nunca foram tão criticadas como antes, a ponto de se apagar qualquer ego um dia construído com os elogios da academia brasileira.

12. Não consegui a resposta: do que vale a escrita estritamente formal, se a grande maioria do povo não a entende? Porque a academia portuguesa e, por vezes, a brasileira dão valor a essa exclusão?

13. Prefiro a minha forma leve (informal) de se escrever em português, do que a mania da formalidade que só afasta as pessoas do conhecimento e distancia o relacionamento pessoal.

14. Os sete pecados capitais são de fato o seu abismo quando a tentação cercar você.

15. Confiar é uma arte, que em segundos de tempo pode ser criada essa relação e também perde-la.

16. Amigo é aquele que acredita em você, admira-lhe, apoia-lhe em todos os momentos e que em você ele pode encontrar o porto seguro.

17. Existem muitas pessoas doentes nesse mundo e que só precisam de amor e atenção, além de alguém que os diga e os convençam que precisam de um tratamento psicológico.

18. Tudo pode acontecer, basta estar vivo para ver.

19. Conseguir compreender e ter empatia pelas pessoas é o maior dos desafios.

20. Julgar as pessoas é fácil, o difícil é aceitar o julgamento sobre si.

21. O preconceito é nojento, porque é a falta da capacidade de aceitar que as pessoas podem e devem ser diferentes de você.

22. Aprendi que ainda não aprendi nada e que muito tenho que aprender.

Até uma próxima...