Eu vim cursar um mestrado em Lisboa. Se você pretende cursar uma graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal, precisa saber algumas coisas antes. Se preferir pode ler todas as informações e dicas que coloquei nessa postagem e também ler as informações publicadas pela central de apoio ao imigrante em Portugal.
Como faço para ingressar no Ensino Superior?
Este tópico refere-se a candidatura a licenciatura/graduação. As primeiras fases dessa candidatura começam de julho.
- Universidade Pública
Para tal deverá prestar o concurso nacional ou concurso local, de acordo com o curso escolhido.
- Universidade Privada
Deverá prestar o concurso institucional, de acordo com cada Universidade.
Obs: Existem casos especiais, portanto veja este diagrama que exemplifica o processo.
Dica para brasileiros: Se quer ingressar de uma maneira prática e rápida no ensino superior de Portugal, matricule-se numa Universidade Privada no Brasil e solicite a transferência de matrícula junto a uma Universidade Privada em Portugal, que apenas lhe solicitará documentos comprovatórios do seu ingresso e matricula nessa Universidade no Brasil.
Como faço para ingressar nos cursos de Pós-Graduação?
Normalmente, não é exigido exame para a candidatura aos cursos de pós, mestrado ou doutorado. O que acontece é a solicitação de vários documentos comprovatórios do seu currículo e avaliação escolar anterior, para a análise pela banca. Isso dependerá dos critérios de candidatura de cada curso e Universidade. As fases de candidatura começam a partir de maio.
Posso transferir meu curso para Portugal?
Sim, pode. De acordo com as regras de cada Universidade. Acesse estas informações da Direção Geral do Ensino Superior e entenda mais a respeito.
Saiba também que para Universidade Privada normalmente é mais fácil a solicitação de transferência de matrícula. Atente-se que há Universidades no Brasil e outros países que têm acordos com Universidades Públicas e Privadas em Portugal, o que favorece o seu intercâmbio para Portugal, apenas durante um período específico de 6 meses ou 1 ano.
Observação valiosa!!!
Depois que você ingressar no Ensino Superior ou Pós-Graduação em Portugal (ou outro país da Europa) saiba que existe o Programa Erasmus que é a sua chance para cursar por 6 meses ou 1 ano do seu curso em outro país da Europa.
Qual universidade escolher?
Você escolherá a universidade de acordo com o curso que quer fazer.
Por exemplo, se o seu curso for na área do direito, as principais universidades são Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa. Se o seu curso for na área do turismo, a principal universidade é Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Se o seu curso for na área de Gestão e Economia, busque a Universidade Nova de Lisboa.
O que quero lhe dizer é que você precisa pesquisar muito bem antes, para saber escolher a melhor Universidade pra você. Então, saiba que as principais universidades são:
Lisboa
Universidade de Lisboa
Universidade Católica Portuguesa (Tem também no Porto e em Braga)
Instituto Universitário de Lisboa
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Fica no Estoril)
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território
Évora
Universidade de Évora
Coimbra
Universidade de Coimbra
Porto
Universidade do Porto
Obs: Por eu ter morado em Lisboa, conheço mais as universidades que estão em Lisboa.
Você também deve saber que dentro de cada Universidade há as faculdades. Por isso, tem que pesquisar pra saber em qual faculdade o seu curso está inserido. Por exemplo, o mestrado em Turismo e Comunicação da Universidade de Lisboa está inserido na Faculdade de Letras.
Outra coisa que você tem que saber é que nessas Universidades na Europa há a seguinte divisão:
1º ciclo (licenciatura/graduação)
2º ciclo (pós-graduação, mestrado e doutorado)
Obs: É comum os alunos portugueses optarem pelos cursos de licenciatura com mestrado integrado. Como os cursos de engenharia que são de cinco anos e o aluno é obrigado a fazer a tese de mestrado, no período final do curso. Entretanto, há cursos que tem a opção de não ter o mestrado integrado.
Quase ia me esquecendo de lhe informar. Saiba que a época de candidaturas para a pós-graduação, mestrado e doutorado é a partir de maio. Isso porque na Europa o ano letivo é dividido em dois períodos: setembro a fevereiro (1º semestre do ano letivo) e março a julho (2º semestre do ano letivo).
Preciso de visto de estudante?
Se você for brasileiro, precisará de um visto de estudante para entrar em Portugal, junto ao consulado de Portugal no Brasil. Quando chegar em Portugal utilizará esse visto para poder requerer o título de residência temporária para estudantes do ensino superior, junto ao SEF - Serviço de estrangeiros e fronteira. O passo a passo dessa parte está numa das postagens do blog.
Qualquer dúvida que tenha sobre regularização do visto de permanência ou apoio ao imigrante, entre sempre em contato com o CNAI - Centro Nacional de Apoio ao Imigrante. Esse órgão público, CNAI, será o departamento de grande ajuda caso você tenha alguma dúvida ou problema com seu título de residência ou qualquer outro problema em Portugal.
Tenho direito a bolsa de estudos?
Quem é brasileiro pode tentar a bolsa de estudos do Projeto Babel, que é um novo projeto coordenado pela Universidade de Porto, para os três níveis, graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Entretanto há restrições quanto as áreas de estudo. É bom pesquisar a respeito.
Graduação
O Governo do Brasil tem programas de bolsa para estudantes que queiram cursar seis meses, um ano ou dois anos em Portugal.
Pós-graduação
Você sendo brasileiro e vindo do Brasil fazer pós-graduação aqui, só terá bolsa se você estiver participando de algum programa que a sua pós-graduação no Brasil ofereça. Assim, já terá que estar cursando alguma pós-graduação no Brasil para fazer um ou dois semestres em Portugal, dependendo do programa de bolsa.
Mestrado
Saiba que o Governo do Brasil só tem programa de bolsa para quem já estiver cursando um mestrado no Brasil e queira apenas fazer um ou dois semestres em Portugal.
Doutorado
Saiba que o Governo do Brasil tem programas de bolsa para quem quiser cursar integralmente um doutorado aqui em Portugal ou que já esteja cursando doutorado no Brasil e deseja fazer apenas um ou dois semestres em Portugal.
No caso do mestrado ou doutorado a bolsa de estudos pode vir pelos programas da CAPES ou do CNPQ. Um dos programas do Governo do Brasil, principalmente para graduação, chama-se Ciência sem fronteiras.
Se você não puder participar de nenhum dos programas de bolsa para estudo no exterior, pelo Governo do Brasil, saiba que existem instituições com parceria com empresas no Brasil que oferecem também essas bolsas. Como o Ministério Público para os estudantes de Direito, o Santander com seu programa de projetos de estudo. Entretanto, caso você queria cursar integralmente um mestrado na Europa, saiba que e a maioria das áreas de estudo não faz parte de nenhum programa de bolsa. Nesse caso, o investimento será integralmente seu.
Saiba também que a forma mais difícil de você, enquanto brasileiro recém-chegado do Brasil, é conseguir uma bolsa de estudos por um dos programas da União Européia ou por um desses países europeus. Isso porque essas bolsas na Europa privilegiam primeiro os estudantes europeus e de países que a União Européia tenha acordo, como com os países da África. E, devida a crise financeira na Europa, boa parte dessas bolsas de estudo foram cortadas.
O que você consegue de bolsa de estudos na Europa é pelo programa Erasmus. Mas primeiro, você precisa se matricular e cursar um semestre do curso de seu interesse. Para depois se inscrever nesse programa para poder cursar um ou dois semestres em outro país que não seja o que você se matriculou. Ao se inserir e ser selecionado para esse programa, dependendo do país e da Universidade em que vai estudar, poderá ter direito a moradia a custo baixíssimo e receber entorno de 300 euros por mês. Saiba que isso é apenas uma ajuda de custo. Não será suficiente para lhe bancar plenamente.
Normalmente, em Portugal, quem mais consegue participar dos projetos e programas de bolsa, enquanto estudante brasileiro recém-chegado, são os alunos da graduação, conhecidos como 1º ciclo e mestrado integrado.
Como arranjo moradia em Portugal?
Se você não conhece ninguém que mora em Portugal para poder te dar dicas ou até mesmo sugerir algum lugar, preste atenção nessas informações.
Aluguel de quarto
O que os estudantes normalmente fazem é procurar pelas ofertas de aluguel de quarto. Os proprietários dos apartamentos alugam os quartos. O custo do quarto vai depender da localização dos apartamentos, dos serviços que tenha o edifício (elevador, serventes, etc), se o quarto for suíte, da quantidade de quartos que tenha no apartamento, etc etc. O legal dessa opção é que o apartamento está totalmente mobiliado e os quartos também. Logo, não tem que se preocupar em comprar louça ou mesa, apenas terá que comprar os itens de uso pessoal.
O preço do aluguel do quarto, às vezes, inclui o custo das contas do apartamento ou não. O importante é saber que alguns proprietários fazem contrato e outros ficam no compromisso da palavra. Eu sugiro que você só alugue quarto que tenha contrato com o proprietário. É muito comum e quase que regra os proprietários cobrarem uma calção, ou seja, cobrarem dois meses de aluguel do quarto no primeiro mês que você entra. Além disso, saiba que esses contratos com aluguel de quarto exigem a moradia durante um semestre ou um ano letivo.
Os anúncios desses quartos estão normalmente nas paredes das universidades ou em sites de busca como: B quarto, Easy quarto.
Divisão da renda do apartamento
Depois que você já está por Portugal começa a conhecer muitas pessoas, até mesmo da sua nacionalidade e começa a fazer amizades. Cada um divide um pouco da sua história de vida e suas dificuldades em Portugal. É nesse momento que as pessoas começam a pensar em se juntarem para dividir um apartamento entre si. Isso significa ir numa imobiliária e dividir as responsabilidades do contrato de aluguel do apartamento e todas as contas da casa.
Eu sugiro que você não faça isso, pois qualquer desentendimento que venha a ter, você terá grandes consequências para quebrar um contrato que estará no nome de todos que moram no apartamento, junto a imobiliária e o proprietário. E, nem sempre o tempo que se passa em Portugal estudando será o mesmo que o dos seus amigos. Isso porque cada um tem seus compromissos com o estudo e cada um acaba tendo oportunidades diferentes.
Além disso, um contrato de arrendamento de apartamento vai lhe exigir o mínimo de 6 meses de moradia e de pagamento, bem como 2 meses de aviso prévio para poder receber a calção como isenção de pagamento do último mês.
República feminina, masculina ou mista
Essa é uma das opções que também há em Lisboa. Deve haver nas outras cidades de Portugal, mas não tenho certeza. Essas residências são administradas por instituições religiosas ou empresas imobiliárias. É uma opção muito útil para quem sabe viver com regras e disciplina, principalmente se for uma residência administrada por instituições religiosas. Algumas dessas residências, principalmente as religiosas, oferecem refeições, sala de estudo, biblioteca, limpeza nas áreas comuns e banheiros. Das que eu conheço, em Lisboa, posso indicar:
Residencia de Estudantes em Lisboa
Residência mista.
Av. da República, Av. Brasil, Alameda e Areeiro.
E-mail: residencia_estudantes@yahoo.com
Residência Universitária dos Álamos
Residência feminina.
Al. Linhas Torres, 35. Tel: 217 570 098
Residência Universitária Imaculada Conceição
Residência feminina.
Rua Possolo, 16. Tel: 213 967 086 / 213 974 840
Lar Universitário Feminino Filhas Nossa Senhora das Dores
Residência feminina.
Rua Doutor Gama Barros, 19. Tel: 218 491 466
Quanto é necessário financeiramente para se viver em Portugal?
A resposta para essa pergunta é relativa, pois depende do estilo de vida que você pretende levar em Portugal. Eu diria que 650 euros por mês seria suficiente para você pagar a moradia, alimentação, transporte diário, entretenimento, entre outras necessidades.
Digo isso porque o custo da moradia vai variar entre 260 a 400 euros, dependendo do que já disse na resposta a busca por moradia. O custo do transporte pode variar de 29 a 80 euros. Isso porque você pode escolher comprar o pacote mensal de transporte para andar apenas de metrô ou os pacotes combinados de metrô, trem e/ou ônibus. Já o custo de alimentação vai depender muito. Dependerá se você almoçará nas cantinas ou refeitórios da Universidade ou vai fazer comida em casa ou vai viver comendo comida congelada. Então, eu diria que uma mistura de cada uma dessas opções te levaria a ter um gasto mensal de 100 euros com alimentação. Além disso, você pode acabar por optar a fazer uma academia (musculação/ginástica) que a própria Universidade possa oferecer ou as academias que há pela cidade. Enfim, como disse anteriormente, isso vai depender do estilo de vida que optar ter ou puder ter. Além disso, vai depender do custo de vida no país, que tem aumentado cada vez mais devida a crise financeira, como o aumento dos impostos, das taxas de água, luz e gás, do valor do transporte, etc etc.
Além do custo para se viver em Portugal, saiba que se você não tiver nenhuma bolsa de estudo, terá que pagar a propina (parcelas de pagamento do curso). Essa propina vai depender do custo de cada curso. Quanto maior o grau de ensino, maior o custo. Exemplo: o custo total de um curso de mestrado numa faculdade pública será entorno de 2.500 euros. Esse valor total é dividido e cobrado anualmente e você poderá parcelar conforme as regras da sua Universidade.
Como faço para transferirem dinheiro para mim?
Essa é outra resposta muito ampla. Eu sugiro que faça uma pesquisa e os próprios cálculos para ver o que é melhor para você.
Posso lhe informar que há opções como, a mais utilizada pelos estudantes brasileiros, que são os cartões travel money (VTM). São adquiridos em várias casas de câmbio, agências bancárias e agências de intercâmbio, no Brasil. Esses cartões VTM são para carregamento, ou seja, você ou sua família carrega o cartão com a compra da moeda estrangeira, sendo aplicado sobre essa compra uma pequena taxa (bem inferior a do IOF) e o valor da cotação do dia.
Outra opção é utilizar a própria conta bancária do Brasil, fazendo um acordo de taxas com seu banco. Saiba que em Portugal tem Santander e Banco do Brasil. A única taxa que, provavelmente, não conseguirá fugir, neste caso, é a do IOF. Essa opção por vezes sai mais cara.
Mais uma opção é abrir uma conta bancária de estudante em Portugal, na Caixa Geral de Depósitos. Essa conta estará livre de taxas, mas não valerá a pena para sua família fazer transferência para esta conta, pois a taxa para eles será absurdamente alta. O bom de ter essa conta bancária em Portugal é, poder receber o dinheiro do Brasil de alguma outra maneira, para você depositar esse dinheiro nessa conta em Portugal. Assim, poderá utilizar o seu cartão na grande maioria dos estabelecimentos. Diferente do caso do VTM, que por ser de bandeira internacional (VISA, Mastercard, etc.), nem sempre são aceitos. Ainda mais com a crise financeira da Europa, que faz com que os estabelecimentos comecem a não aceitar mais cartões de bandeiras internacionais ou estipularem limite mínimo de consumo para utilização do mesmo.
Como faço para levar tanta coisa para Portugal?
Saiba que você ao sair do Brasil utilizando uma passagem aérea ida e volta, poderá levar até duas malas grandes de 32kg cada e uma mala pequena de mão de 5kg. O importante é saber se desapegar das coisas e levar apenas o necessário. E, lembrar também que tudo que você comprar em Portugal vai ter que decidir se vai conseguir levar de volta ao brasil.
LEMBRETE:
- Enquanto estudante, você tem o direito de solicitar desconto para passagem aérea de estudante nas agências de intercâmbio.
- Se precisar de informação sobre documentos e trâmite de visto solicite apenas aos órgãos oficiais.
- Não acredite nas ofertas milagrosas de trabalho ou estudo no Exterior. Nada aqui é fácil demais. Antes de aceitar qualquer proposta, desconfie e pense. O tráfico de humanos existe.
Boa sorte!
Até uma próxima...