Um dos fatores que mais incomoda morar em outro país é definitivamente a saudade. É um sentimento bom e ruim. Bom, porque te faz lembrar dos momentos ótimos que passou com as pessoas de quem sente falta estar próximo, dos lugares que costumava ir e das viagens de finais de semana. Ruim, porque faz lembrar o quanto distante você está e sabe que não pode simplesmente ir agora viver esses momentos ótimos com pessoas de quem tanto gosta. Por outro lado, é um aprendizado ótimo. Porque você passa a valorizar mais os amigos, a família e o próprio país. E, a respeitar e compreender diferentes culturas.
O que conforta essa saudade é fazer amizades com outros brasileiros. Pois, o contato com eles, faz você se sentir mais próximo da sua cultura, dos seus pensamentos, dos seus gostos. É bom vivenciar a cultura de outro país, mas por vezes é bem melhor se sentir na zona de conforto. Conversar com brasileiros que entendem o que é o Brasil, que valorizam nossa cultura brasileira e te faz lembrar o quanto bom é ser brasileiro.
Essa zona de conforto da qual falo, é poder ouvir o sotaque gostoso de cada brasileiro de cada canto. É o jeitinho dengoso e ritmado do nordestino com suas diferenças de sotaque, de cada estado do nordeste. É poder ouvir o sotaque mineiro com toda a sua sutileza. O sotaque carioca com seu gingado marrento. Ah! Enfim... que saudades! É também poder estar aqui em Lisboa e dançar um forró na Av. da Liberdade, ir numa roda de choro, dançar ao som de um samba tocado por brasileiros.
Bem, acho que você já percebeu que qualquer brasileiro que venha pra Lisboa, não conseguirá deixar o sentido da sua zona de conforto e as lembranças do Brasil, porque Lisboa respira Brasil. Além disso, em cada canto você pode ser recebido por brasileiros, pode aproveitar dos dotes culinários do Brasil em restaurantes próprios pra isso e em bares que nos fazem deliciar com as empadinhas e pastéis. Hummmm... Isso é muito bom!
Até uma próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário