Tomar (Portugal)

Apesar das piadinhas que possam surgir quanto ao nome dessa cidade chamada Tomar, o legado histórico ainda muito presente é impressionante. Então, é muito necessário que as pessoas saibam um pouquinho dessa herança dos séculos.


Breve resumo histórico:


Depois da queda dos Romanos e alguns vestígios que deixaram nessa região, os mouros foram quem dominaram-a. Porém, no início do Séc. XII, D. Afonso Henriques conquistou Tomar, tirando-as dos mouros e, assim, concedeu aos Templários esse território. Consequentemente, D. Gualdim Pais que era o Mestre Provincial da Ordem do Templo em Portugal, ordenou o início da construção de um novo castelo num lugar dito estratégico para se defenderem de possíveis ataques, ao invés da reforma do Castelo de Cera. Como presumido, em 1190, o castelo foi cercado, mas os templários venceram a luta que durou seis dias e mesmo com a entrada dos mouros pela porta do sul, penetrando pela cerca exterior, os templários foram tão guerreiros nessa luta, que essa porta ficou conhecida como a Porta do Sangue.


Já por volta de quase meados do Séc. XIV, o Papa Clemente V queria abolir a Ordem Templária de toda a Europa. Assim, a Ordem do Tempo foi extinta. Porém, D. Dinis conseguiu convencer o Papa a funda a Ordem de Cristo, onde veio a integrar pessoas e bens da extinta Ordem.


Passado um bom tempo, quase meados do Séc. XV, o Infante D. Henrique conhecido como "O Navegador" passou a ser o Governador e Administrador da Ordem de Cristo e passou a residir no Castelo. Durante seu governo foram feitas ótimas expansões do território como o desvio do Rio Nabão que permitiu drenar campos e prevenir algumas cheias. Além disso, as ruas da cidade foram desenhadas conforme sua orientação. Também, nesse período, iniciou-se a construção do Convento com uns paços para sua residência e dois claustros anexos.


No século seguinte, D. Manuel I deslocou a população intra-muros para a vila, junto ao Rio Nabão e foi nessa época que o Convento recebeu grandes obras. Entre outros fatores históricos que se seguiram, como a destruição de algumas das obras manuelinas, etc.


Atualmente, o Convento de Cristo é classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.


A visita turística:


Tomar fica no distrito de Santarém, na região norte de Alentejo.


Veja no mapa turístico abaixo a nossa rota. Desembarcamos na estação de trem e ônibus, passamos pela Igreja e Convento de São Francisco. Seguimos para a Praça da República. Depois fomos para a Mata Nacional dos Sete Montes. Em seguida fomos por dentro dessa Mata para o Castelo Templário e Convento de Cristo. Após essa visita, cruzamos a cidade em direção ao Rio Nabão e fomos para a Ponte de D. Manuel I (Ponte Velha).



Igreja e Convento de São Francisco


Praça da República.
Ao fundo está o Paços do Concelho e o monumento é de D. Gualdim Pais (fundador de Tomar).

Nessa mesma praça tem a Igreja de São João Batista.
O mais lindo foi poder entrar na igreja quando todos os fiéis estavam se acomodando à espera do início da missa às 10h30. Havia um coral de senhores(as) de mais idade com uma sintonia e afinação belíssima. A igreja possui um altar encantador pela simplicidade e harmonia da arte, que ainda não tinha visto nas outras igrejas. Os detalhes na porta de entrada eram lindos, mas pena que a conservação da estrutura externa deixava a desejar.

Pena que não podia tirar foto....

Praça e Monumento do Infante D. Henrique


Jardim na Mata Nacional dos Sete Montes

Mapa da Fortificação onde fica o Castelo e o Convento Templário

Quando estávamos ainda na parte baixa da região, havia em algumas calçadas que levavam em direção a Mata e a Fortaleza, símbolos dos templários. Foi legal também perceber as folhas secas caídas no chão, lembrando que estamos no outono.





Essa parte é a mais encantadora. Se eu pudesse passaria horas só a admirar tamanha riqueza dos detalhes e da arte trabalhada.

Aproveite e veja no vídeo mais detalhes da Charola.



Esse é um dos 7 claustros que existem. Esse é o principal e apenas 6 estão disponíveis a visitação.




Nave e Coro Manuelinos. Abaixo está a janela do Capítulo.

Ponte Velha sob o Rio Nabão com vista acima para o Castelo e Convento Templário.
Visite Tomar! É um encanto de cidade histórica! Ainda tem muito mais o que conhecer em Tomar. O que retratei aqui é só uma pequena parte de tudo que ainda tem a descobrir. 
Visite o site dessa cidade e saiba mais.

Que pena! 
- Fomos visitar Tomar num domingo e praticamente todas as lojas do comércio estavam fechadas e apenas alguns restaurantes, padarias e mercados estavam abertos.
- Parte da sinalização turística central estava ineficiente e o acesso à pé até a fortaleza em algumas das opções de caminho não estava estruturada com relação a segurança e acessibilidade a todos. 
- A Igreja de São Francisco é a que está mais abandonada com relação a conservação interna e externa.
- Ir num domingo de Tomar para Fátima, que fica apenas 35km de distância, não é uma opção. Uma vez que ir de táxi é muito caro (por volta de 35 euros) e só há um horário, segundo o site da Rede Expresso Nacional às 7h00. Obs: Só será uma opção se estiver com veículo próprio ou alugado.
- O trem até Tomar leva quase duas horas de trajeto e vai parando em várias cidades antes de chegar ao destino final. Além disso a poltrona tem angulação de 90º. 

Que bom!
- A cidade é charmosa, pequena e com pouquíssimos habitantes (20 mil). 
- As ruas são estreitas retratando o modelo de construção histórico.
- A cidade retrata um ambiente familiar muito gostoso.
- É possível ver muita limpeza e organização urbana.
- A visitação ao Castelo e ao Convento Templário nos domingos pela manhã é gratuito.
- É fácil chegar até os atrativos turísticos, pois a cidade além de ser pequena, as pessoas são muito atenciosas.
- O ponto de informação turística, perto do Rio Nabão, é ótimo e oferece materiais de apoio como mapas.
- É fácil encontrar refeições para almoço de boa qualidade e bom preço.

Até uma próxima...

Um comentário:

  1. Minha querida, amei! Pra variar. Que Castelo lindo e esse Jardim? estou encantada com este jardim!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir