Évora (Portugal)

Num domingo de sol e muito frio fomos passear na parte histórica de Évora. Foi um ótimo passeio com direito de conhecer um pouco da história local e brincar com o imaginário do turista que sabe viver a sensação de estar num lugar onde há milhares de anos outras pessoas fizeram história. A sensação foi única, como se eu pudesse sentir a presença das pessoas que viveram naquela época. Como se eu pudesse ver e entender o esforço, a criatividade presente na arte e o trabalho braçal na construção dos templos e das igrejas.


Foi sensacional na questão de conhecimento histórico e cultural, pois estar num lugar onde tomadas de território ainda estão bem presentes na arquitetura e na construção do ambiente ao redor é fascinante. Poder presenciar a arte barroca, com alguns traços árabes foi um presente. Entender através da arquitetura a luta pelo poder foi incrível.


É possível perceber facilmente a sobreposição da arquitetura contemporânea sobre a arquitetura clássica. É incrível observar o encaixe de outra história sendo escrita em cima de outra. O mais legal é perceber que a gestão pública local e a comunidade valorizam esses monumentos históricos e culturais deixados como legado nessa região. Pois, percebe-se facilmente a adaptação da estrutura urbana sem degradar esse legado, fazendo deles um atrativo turístico, um equipamento cultural e um veículo de educação.


Então, chega de lenga lenga e vamos ao que interessa.


Évora fica na região do Alentejo. Para saber sobre a cidade de Évora, entre nesse site: http://www.cm-evora.pt/





Fomos de ônibus de Lisboa até Évora. Foram 1h45 de viagem. Leva em média 15 a 30 minutos a mais que ir de comboio (trem) e é mais barato. Para você saber quanto custa viajar de comboio por Portugal entre nesse site: http://www.cp.pt   Para saber quanto custa a viagem de ônibus por Portugal entre nesse: http://www.rede-expressos.pt/


Aqui está o mapa turístico da cidade e os números em vermelho indicam a rota que fizemos para conhecer boa parte dos atrativos turísticos.




Logo na entrada à cidade, na sua parte turística podemos ver parte da muralha que envolve esse território. Observe a foto abaixo e no mapa a linha marrom que circunda o espaço turístico.



Antes de decidirmos se entraríamos para conhecer tudo que tínhamos em mente, algo nos tirou a concentração e nos deixou numa dúvida cruel. Vamos pra Espanha!?!?


Ok. Passado o desejo súbito de ir pra Espanha, continuamos o caminho para conhecer Évora. A próxima parada foi na praça principal onde tem a Igreja de Santo Antão.




Veja que nessa praça as mesas dos restaurantes e bares ficam no meio da praça. Logo, os poucos garçons e garçonetes que tem ficam atravessando a rua para atender essa clientela. Por isso, vimos algumas pessoas saindo e deixando o dinheiro em cima da mesa para pagar o serviço. Só que levou uns 5 minutos para que a garçonete viesse buscar. Achei isso incrível e arriscado demais. Visto que havia alguns pedintes transitando no local.



Perceba agora que a maioria das ruas são bem estreitas, como essa na foto abaixo. 



Nossa próxima parada foi na Igreja e Convento de Nossa Senhora da Graça. 







Depois fomos conhecer a Igreja de São francisco. Essa Igreja me surpreendeu com os detalhes riquíssimos que tem dentro dela. Do lado de fora você não imagina que tenha tanta arte dentro. Os detalhes da arte são fabulosos. 


Entrada gratuita.












Próximo atrativo que conhecemos foi a Capela dos Ossos. Prefiro não dizer nada, pois acho que as fotos dizem por si só.



Custo de entrada: Adultos - 2 euros / Estudantes e reformados - 1 , 50 euros / fotografar  1 euro















Depois passeamos pelo mercado municipal, pelo jardim público e fomos conhecer o Templo Romano.





Passamos pela Catedral, pela Igreja dos Lóios e Palácio dos Duques de Cadaval.


Custo de entrada: Catedral - 1 , 50 euros / Catedral + Claustro - 2 , 50 euros

Obs: Na foto acima tem um homem sentado perto da porta da igreja e tem uma bicicleta no canto inferior direito da foto. Esse homem é um pedinte e enquanto estávamos ali, ele ficava sentado de maneira curvada com o boné ao chão, como se estivesse doente ou totalmente necessitado. Quando a igreja fechou para o intervalo do almoço, esse homem se levantou, pegou sua bicicleta, acendeu um cigarro e sai caminhando tranquilamente e muito bem disposto.



Custo de entrada: Igreja - 3 euros / Palácio - 2 , 50 euros / Bilhete combinado - 5 euros

Obs: a maioria das igrejas e monumentos tem que pagar para visitar e para tirar foto. Pessoas com mais de 65 anos, estudantes e crianças normalmente têm descontos.


Até uma próxima...

2 comentários:

  1. Helissa, que maximo o seu post sobre Évora! Amei, vc tem um cuidado impressionante, colocou tudo direitinho! Amei viu. Beijao querida

    ResponderExcluir
  2. Helissa, seu dom literário está cada vez mais aflorando. O seu entusiamo e a paixão pelas obras fascinam o leitor e nos inspiram o desejo de visitá-los também. Parabéns! Uma dica: aproveite a estada em além mar e leia Saramago e Camões.

    ResponderExcluir