Coimbra

Uma cidade com ar universitário e de ambiente histórico.

Num final de semana, em abril de 2012, fui conhecer Coimbra, por convite e insistência de um grande amigo, Júlio. O clima não estava tão bom, pois, por vezes, ficava nublado.

Coimbra fica na região central, em direção oeste do país. Está distante de Lisboa a apenas duas horas de viagem. De Lisboa até Coimbra é mais econômico ir de ônibus (auto carro) do que ir de trem (comboio). Como já comentei aqui, procure o preço da passagem de ônibus no site da Rede Nacional de Expressos Verá que o custo de ida e volta será entorno dos 26 euros.  O centro histórico da cidade fica bem perto do terminal de ônibus. E, se for de interesse seu, saiba que há vários hostels e hotéis econômicos dentro do centro histórico. Entretanto, acredito que um dia seja suficiente para conhecer Coimbra, a não ser que queira aproveitar para conhecer a noite da cidade.

A parte histórica principal de Coimbra situa-se numa zona geográfica pequena. Conforme o mapa.
Eu criei um roteiro turístico dos locais que visitamos no google maps. Basta acessar o link: Roteiro Turístico Coimbra




Começamos pela praça do comércio, onde há feirinhas e a Igreja de São Tiago, na foto ao lado. Ao subir a escada lateral à Igreja, e depois virarmos à direita, observamos logo à esquerda, um arco, chamado Arco e Torre de Almedina.






Seguimos por esse caminho do arco, e começamos a subir cada vez mais. Até que encontramos, durante a subida da escadaria quebra-costas, uma estátua lindíssima de uma mulher.








Depois de subir toda a escadaria chegamos ao Largo da Sé Velha, com a Igreja da Sé Velha. A partir deste ponto, há dois caminhos para se chegar na Universidade de Coimbra. Um deles é seguir a rua à esquerda da Sé Velha, depois virar à direita, à esquerda e à direita novamente, passando por frente da Faculdade de Letras. Outro caminho é seguir pela rua à direita da Sé Velha e caminhar por toda a Rua da ilha, passando em frente ao Palácio dos Grilos, até que avistará a Universidade e verá logo uma escadaria para chegar ao pátio principal. Se preferir, pode andar por dentro da Universidade, passeando por seus corredores longos. Além de aproveitar da bela vista da cidade que se tem a partir do pátio principal.

Ao sair da Universidade de Coimbra, pela escadaria que liga ao pátio principal, viramos à esquerda, depois à esquerda na Rua entre colégios e até chegarmos na Rua Larga. Seguimos em frente nessa rua, até o Largo D. Diniz. Depois descemos a Rua calçada martim de freitas, que fica à direita, ao final desse largo.

Observarmos que por entre os arcos do aqueduto que nos acompanhava ao longo dessa rua, havia uma entrada para o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Um jardim lindíssimo e harmonioso, que rendeu ótimas fotos.





Após nos encantarmos com esse jardim, saímos por onde entramos, e terminamos de caminhar pela Rua que acompanha o aqueduto, até chegarmos na Praça João Paulo II.








Cruzarmos essa praça, seguindo pela Rua Alexandre Herculano. No final dessa rua encontramos a Praça da República que a sua direita estará o acesso ao Parque de Santa Cruz - Jardim da Sereia. Outro lugar lindo com muita flora.




Depois de nos perdemos pelas ruas de Coimbra distraídos pela conversa e pelo ambiente histórico ao redor, avistamos o Jardim da Manga, ao lado do correio, que está ao lado do Mercado D. Pedro V. (Depois percebi que o acesso a essa Rua do Jardim da Manga se faz pela continuação da Av. Sá da Bandeira, que termina na Praça da República). Então, descemos para próximo deste jardim, que mais abaixo está a Câmara Municipal, na esquina.




Ao circundar essa esquina, nos deparamos com a Praça 8 de maio, onde está o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.



Saindo agora do centro histórico de Coimbra, andamos em direção ao Largo da Portagem. Onde há o acesso a Ponte de Santa Clara.






Ao atravessarmos essa ponte, encontramos o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Ao cruzarmos a rotatória e subirmos ruas bem ingrimes, encontramos o Convento de Santa Clara-a-Nova, que só foi possível entrar na Igreja. Da praça em frente a esse Convento é possível ter uma vista panorâmica do centro histórico de Coimbra.




Que pena!
- Que pena que eu não voltei mais lá. Porque gostei muito da cidade e da sua organização turística. A cidade, na parte do centro histórico é bem sinalizada, e o mapa turístico da cidade é muito bom. Além de ser um ponto positivo a proximidade do terminal de ônibus com o centro histórico.


Que bom!
- A cidade é linda e seu ar histórico encanta.
- À noite, a cidade parece ser animada. Conhecemos alguns bares perto do Largo da Sé Velha.
- Para jantar ou almoçar há várias opções, no próprio centro histórico. Encontram-se alguns restaurantes com preços acessíveis e com gastronomia típica portuguesa, na Praça do Comércio.
- Para quem quer ouvir um show de fado, há várias opções de restaurantes com essa oferta.

Até uma próxima...